Podcast Notícia Boa Paraná traz dicas sobre o combate e os cuidados com a dengue
Para falar sobre o assunto, os jornalistas Beto Pacheco e Ana Tigrinho conversam com coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ivana......
Publicado em
Por CGN
A chegada da estação quente e chuvosa acende o alerta para o aumento dos casos de dengue e outras doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Por isso, o podcast Notícia Boa Paraná que vai ao ar nesta quinta-feira (21) ajuda a difundir as informações para combater os focos do mosquito transmissor, dá dicas para os cuidados com a doença e também mostra as estratégias adotadas para reduzir a contaminação.
Para falar sobre o assunto, os jornalistas Beto Pacheco e Ana Tigrinho conversam com coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ivana Lucia Belmonte, e com a enfermeira da Sesa Aparecida Martins da Silva, que trabalha da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores.
Dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, mostram que o Paraná já registrou 34.589 notificações da doença, com 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da dengue até a última terça-feira (19). Os números chamam a atenção, porque já superam os registrados no mesmo período do ano epidemiológico anterior, que foram recordes, chegando a 595.732 casos confirmados e 610 mortes.
Além das estratégias já adotadas regularmente, como os mutirões de limpeza nos municípios e a conscientização da população para eliminar os locais com água parada em suas residências, outras iniciativas somam força para combater a doença. Um exemplo é a soltura dos chamados wolbitos – mosquitos Aedes aegypti que recebem a bactéria Wolbachia, que impede que os vírus da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela se desenvolvam dentro dele.
Curitiba vai ganhar a maior fábrica do mundo de wolbitos, que está sendo construída no Parque Tecnológico da Saúde, no campus do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), sob a responsabilidade do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e do World Mosquito Program (WMP).
Ela atenderá à demanda vinda do Ministério da Saúde e da Fiocruz, com uma expectativa de produção de cerca de 100 milhões de ovos de mosquitos por semana, priorizando municípios com alto risco de dengue. Além disso, duas biofábricas para a soltura dos wolbitos foram instaladas em Foz do Iguaçu e Londrina para ajudar no combate à doença, já que as duas cidades tiveram altos números de casos no último ano epidemiológico.
NOTÍCIA BOA – O Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria da Comunicação e a E-Paraná Comunicação, e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. O programa está disponível no Spotify e no canal do Governo do Estado no YouTube.
Também pode ser acompanhado pelas redes sociais do Governo, no TikTok, Instagram e Facebook.
O episódio também é transmitido na Rádio Educativa (97,1 FM), às quintas-feiras, sempre às 23h; e na TV Paraná Turismo, às sextas (23h), sábados (22h30) e domingos (20h30).
Confira o episódio:
Fonte: AEN
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou