AMP
MON promove a 3.ª edição de “Afinidades”, iniciativa que aproxima o acervo do públicoFoto: Divulgação/MON

MON promove a 3ª edição de “Afinidades”, iniciativa que aproxima o acervo do público

Para a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, a exposição reforça o compromisso do Museu com a valorização do acervo paranaense e com a......

Publicado em

Por CGN

MON promove a 3.ª edição de “Afinidades”, iniciativa que aproxima o acervo do públicoFoto: Divulgação/MON

O Museu Oscar Niemeyer inaugura no próximo dia 22, data do seu aniversário de 22 anos, a exposição “Afinidades III – Cochicho”. É a terceira edição de uma promoção do MON, que teve início em 2021. Com curadoria de Marc Pottier, o artista contemporâneo Luiz Zerbini selecionou obras de cinco importantes nomes da arte paranaense para serem apresentadas ao lado das suas, na Sala 7.

Para a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, a exposição reforça o compromisso do Museu com a valorização do acervo paranaense e com a promoção de diálogos entre diferentes gerações de artistas. “Este é um projeto que aproxima o público do rico patrimônio cultural do Paraná, além de criar novas conexões a partir do olhar de Luiz Zerbini sobre a natureza e as paisagens brasileira e paranaense”, afirma.

“É muito mais que uma mostra. É a terceira edição de uma importante realização do Museu Oscar Niemeyer que intenciona valorizar e dar visibilidade ao seu acervo”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

Ela lembra que a primeira edição do projeto “Afinidades” convidou artistas paranaenses, ou com forte ligação com o nosso Estado, a fazerem uma imersão no acervo do MON. “A partir daí, surgiram afinidades entre obras, artistas e curadores”, comenta.

A segunda edição, em 2022, reuniu apenas artistas mulheres, de diversas regiões do Brasil, que mergulharam na coleção permanente do Museu. “O olhar feminino das convidadas conferiu à exposição uma grande diversidade de obras, passando por épocas e temáticas distintas. O resultado instigou e sensibilizou o espectador, a partir de diferentes abordagens”, afirma Juliana.

Desta vez, Zerbini selecionou obras de cinco importantes nomes da arte paranaense que estão presentes no acervo do MON: Guido Viaro, Miguel Bakun, Bruno Lechowski, Guilherme William Michaud e Theodoro de Bona. “Em comum, ou por afinidade, assim como as suas obras apresentadas aqui, todos os trabalhos escolhidos têm como tema a natureza”, explica a diretora. “O resultado é surpreendente”.

CURADORIA – De sua autoria, Luiz Zerbini apresenta na exposição 44 pinturas, 11 aquarelas e 12 monotipias. “Com estas obras, ele nos leva para sua intimidade”, explica o curador Marc Pottier. Segundo ele, após visitar as coleções do MON, o artista decidiu apresentar pela primeira vez o que chama de “diários de viagem”: obras suas em que a natureza é sempre o tema principal.

“No acervo do MON, Zerbini encontrou artistas paisagistas cujas visões o sensibilizaram”, explica Pottier. Ele afirma que Zerbini sempre esteve atento a esse tipo de trabalho, observando com atenção, por exemplo, as paisagens mineiras de Guignard (1896-1962), os diálogos cromáticos do artista paulista Rodrigo Andrade (1962-), as marinhas de Pancetti (1902-1958), as obras do paisagista francês Corot (1796-1875) e do artista americano Winslow Homer (1836-1910), conhecido pelas suas paisagens marítimas, entre outros.

“Com ‘Afinidades III – Cochicho’, ele traz para o MON esse olhar delicado e intimista em relação à natureza, criando, assim, um momento para se parar e meditar, antes que seja tarde demais”, diz o curador.

O artista Luiz Zerbini explica que, para ele, cochicho é uma conversa de pé de ouvido ao ar livre, entre artistas paisagistas que passaram muitas horas sozinhos, em silêncio, pintando, olhando a natureza, o horizonte, as montanhas e a costa brasileira. “Cochicho é uma oportunidade de dar voz ao silêncio”, diz.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Exposição “Afinidades III – Cochicho”

A partir de 22 de novembro

Sala 7 do MON – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Promovido pelo Guaíra, Festival de Teatro de Bonecos recebe 90 inscritos do Brasil e do Exterior
MON promove a 3.ª edição de “Afinidades”, iniciativa que aproxima o acervo do público
Com humor, Guairão recebe o trio Danilo Gentili, Diogo Portugal e Oscar Filho na sexta
MUPA celebra Mês da Consciência Negra com visitas mediadas a exposições
Homenagem a Niemeyer: “planetário” de Othoniel é nova atração internacional do MON
Homenagem a Niemeyer: mostra traz “planetário” de Jean-Michel Othoniel criado para o MON
Museu Oscar Niemeyer abrirá normalmente nos feriados dos dias 15 e 20 de novembro
Com nova catalogação, Biblioteca Pública inicia projeto de modernização de sistemas
Biblioteca Pública do Paraná inicia projeto de modernização de sistemas
Equipe do Pompidou vem a Foz do Iguaçu para nova etapa do Museu Internacional de Arte
Agenda cultural tem Rick e Renner, novo espetáculo do Balé Guaíra e muitas exposições
A música das cores: MON realiza oficina sensorial para crianças de 12 a 24 meses
MON promove oficina de escrita criativa inspirada na mostra do artista Alex Flemming
Divulgados os classificados para audições da seleção de atores para peça do Teatro de Comédia
Funarte voltará a funcionar no Palácio Capanema até o fim do mês
Mostra “Cartas para o futuro”, de Bruna Alcantara, entra nos últimos dias no MIS-PR
Heloísa Périssé apresenta a peça "A Iluminada" na abertura do 52º Fenata, da UEPG
Exposição “Coletiva” na Sala Aberta é prorrogada até janeiro de 2025 no MAC Paraná
Itamar Vieira Junior: desinteresse de brasileiros pelos livros é mito
Série de Joel Zito sobre cinema africano estreia na TV Brasil
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile