CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

7 Etapas para aprimorar sua navegação na Web e a segurança cibernética

Quando se trata de gerenciar senhas, é altamente recomendável usar um gerenciador de senhas como o LastPass....

Publicado em

Por Redação CGN

Publicidade

Navegar na Internet é uma necessidade diária para muitos de nós. No entanto, ela também traz riscos potenciais à segurança. Embora não seja possível eliminar completamente esses riscos, você pode tomar medidas para reduzir sua exposição. Este artigo oferecerá dicas para ajudá-lo a navegar com mais segurança.

Como garantir uma navegação segura na Web?

1. Não armazene as senhas de contas importantes em seu navegador

Quando se trata de gerenciar senhas, é altamente recomendável usar um gerenciador de senhas como o LastPass. Infelizmente, muitas pessoas ainda confiam no armazenamento de senhas embutido no navegador da Web, o que é arriscado e não é um verdadeiro gerenciador de senhas.

Os gerenciadores de senhas integrados ao navegador não armazenam suas senhas de forma segura e podem ser facilmente acessados por invasores com acesso ao seu computador. Esse não é apenas um risco teórico; isso aconteceu no Lawrence Berkeley National Lab (LBNL), onde um invasor acessou as senhas armazenadas, causando problemas significativos.

O armazenamento de senhas no navegador foi projetado para conveniência, não para segurança. A equipe de TI do LBNL desaconselha o salvamento de senhas e o uso de recursos de login com preenchimento automático. Embora possa ser menos conveniente digitar suas credenciais todas as vezes, esse pequeno inconveniente vale a pena pelo aumento da segurança.

2. Bloqueie anúncios e pop-ups

Uma das maiores ameaças aos usuários da Internet é o phishing. Ele é distribuído ativamente por meio de banners e pop-ups e, em seguida, rouba seus dados por meio de sites falsos. Os riscos de engenharia social, infecção por malware, cyberbullying e outras ameaças também não devem ser esquecidos.

Como faço para deter os anúncios no Google? Não é difícil. Você pode bloquear os anúncios do Google com a ajuda de um software de suporte. Um dos que podem bloquear anúncios do Google e no qual você pode confiar é o VeePN. Este é um provedor de VPN testado no momento com função de bloqueio de anúncios.

3. Escolha sites HTTPS

Sempre use um site seguro para informações privadas, como senhas, e-mails e cartões de crédito. Verifique se há “https” e um símbolo de cadeado na barra de endereços da Web – eles indicam que o site é protegido por SSL (Secure Sockets Layer). Se, em vez disso, você vir “http”, isso significa que o site não está protegido com SSL e pode não ser seguro para a transmissão de dados privados.

4. Minimize as extensões de navegador nas quais você não pode confiar

As extensões de navegador da Web são ótimas para aprimorar sua experiência de navegação, oferecendo uma variedade de funções e integrações com aplicativos como Google e Zoom. No entanto, elas também podem ser uma porta de entrada para que os criminosos cibernéticos instalem códigos mal-intencionados em seu computador. Essas extensões prejudiciais podem estar disfarçadas de ferramentas úteis ou ter nomes que parecem legítimos, induzindo-o a fazer o download delas.

Para proteger você e sua organização, baixe extensões somente da loja oficial de extensões do navegador. Revise regularmente as extensões instaladas para garantir que você conheça e use cada uma delas. A remoção de extensões desnecessárias pode reduzir ainda mais o risco de um ataque cibernético. Escolha apenas os melhores aplicativos de desenvolvedores confiáveis. Um exemplo simples: se você estiver procurando uma VPN, escolha a melhor VPN para o navegador Edge de um desenvolvedor confiável. Ignore complementos gratuitos e desconhecidos ou aqueles com poucos downloads.

5. Não se esqueça de atualizar seu software

Manter seu navegador da Web e suas extensões atualizados é fundamental para a segurança on-line. Navegadores como o Chrome e o Firefox geralmente são atualizados automaticamente em segundo plano, mas se você deixar o navegador aberto por longos períodos, poderá perder atualizações importantes. Essas atualizações geralmente incluem patches de segurança essenciais que corrigem vulnerabilidades que podem ser exploradas por hackers. Não atualizar o navegador e as extensões regularmente pode expô-lo a riscos como infecções por malware ou ataques de phishing.

Para garantir que o navegador e as extensões estejam atualizados, verifique manualmente se há atualizações no menu de configurações do navegador. Ative as atualizações automáticas e crie o hábito de fechar e reabrir o navegador regularmente. Manter-se em dia com as atualizações ajuda a proteger suas informações confidenciais contra ameaças on-line.

6. Evite sites sensacionalistas

Evite visitar sites de fofocas sobre notícias sensacionalistas ou celebridades. Esses sites geralmente estão repletos de software mal-intencionado chamado malware, que pode danificar seu dispositivo e comprometer seus dados pessoais. Mantenha-se seguro on-line, limitando-se a sites confiáveis e de boa reputação.

7. Use o bookmarking

Para reduzir o risco de entrar em sites falsos ou mal-intencionados, salve os endereços da Web de sites visitados com frequência como favoritos ou marcadores. Essa simples etapa pode ajudar a garantir que você esteja sempre navegando para os sites corretos e confiáveis sem cair acidentalmente na armadilha de um hacker.

Palavras finais

Na verdade, seu nível de segurança depende de até onde você está disposto a ir. Você pode escolher um navegador de segurança como o Tor, mas deve estar preparado para algumas complicações e inconveniências. Na maioria dos casos, as medidas listadas acima são suficientes para estar entre os 10% de usuários mais seguros.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais