CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Tenente da PM de Cascavel, aluna da Unioeste participa de ação na África

Tenente da PM de Cascavel, aluna da Unioeste participa de ação na África

Objetivo de ter mulheres policiais nas ações humanitárias é aproximar as equipes da mulheres vítimas de violência......

Publicado em

Por Mariana Lioto

Publicidade
Imagem referente a Tenente da PM de Cascavel, aluna da Unioeste participa de ação na África

Aluna do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Paraná (Unioeste), a tenente Elaine Pereira Melere, está participando de uma ação comunitária da Unpol Women Network na cidade de Bentiu, no Sudão do Sul, nordeste da África.

Elaine é 1º Tenente da PM do Paraná e entrou na Polícia em 2011. Ela cursou três anos de academia e durante esse período teve algumas palestras sobre a participação de policiais militares em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Despertou meu interesse por essas ações, contudo um dos requisitos para participar dessas missões é ter cinco anos de atividade policial pós-formação policial. Assim que atingi esse quesito me inscrevi para a seleção passei e fiz o curso preparatório”.

Elaine explica que nessa cidade existe o maior local de proteção de civis do mundo.

“São aproximadamente 110 mil pessoas nesse local, e realizamos patrulhamento, se há ocorrência de crimes (brigas, lesão corporal, violência doméstica, etc) executamos a prisão e o encaminhamento dos autores”.

Nos últimos anos a ONU tem dado um destaque especial para a igualdade de gênero no mundo. Dessa forma, tem tentado atingir 20% de mulheres nos efetivos policiais de missões de paz. Elaine afirma já ter passado por situações que o fato de ser mulher fez com que a diminuíssem.

“Como mulher nessas missões eu vejo que faço uma grande diferença. É mais tranquilo para conversar com as mulheres, e até mesmo como mulher e policial para manter minha autoridade e marcar presença de que também podemos ter voz e poder”.

A ONU tem dado destaque também ao empoderamento feminino e por isso criou a UN Women Network que estimula o empoderamento das mulheres através desse link entre as mulheres policiais, visando o apoio entre elas e o desenvolvimento de projetos com a comunidade.

Além do trabalho policial, são realizadas esporadicamente algumas atividades. Elaine foi a responsável pelo workshop sobre planejamento de negócios através do contato com as mulheres do mercado, onde foi explicado conceitos básicos de negócios como preço de custo, preço de mercado, lucro e dificuldades iniciais de negócios. “Quando eu cheguei essa atividade já estava programada e questionaram quem poderia falar sobre plano de negócios, como estudante de economia da Unioeste prontamente me voluntariei”.

Cerca de 40 mulheres da região participaram do evento. Ela aponta que uma das maiores dificuldades encontradas foi a questão linguística. Uma assistente de linguagem voluntária ajudou nesse aspecto, traduzindo do inglês para o nuer (lingua da tribo da região) e uma outra traduzindo do nuer para o árabe. “O fato de ser mulher também pesa muito no relacionamento com o povo daqui, em virtude da situação historico-cultural deles”.

Elaine chegou no país no dia 16 de setembro, ficou duas semanas na capital Juba e foi redesignada para Bentiu, onde ficará até o dia 15 de setembro do ano que vem.

“Eu adoro economia e usar minha profissão para empoderar as mulheres daqui é muito gratificante mesmo”.

Assessoria

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais