CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Inscrições para o Troféu Gralha Azul e o Festival de Teatro de Bonecos estão abertas
Foto: Maringas Maciel

Inscrições para o Troféu Gralha Azul e o Festival de Teatro de Bonecos estão abertas

“Estamos muito felizes e até emocionados por abrir esses editais, marcando a volta dos prêmios depois do período de pandemia e comemorando um ano de liberação......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Inscrições para o Troféu Gralha Azul e o Festival de Teatro de Bonecos estão abertas
Foto: Maringas Maciel

O teatro tem destaque especial neste mês de maio no Centro Cultural Teatro Guaíra. Estão abertas as inscrições para a 40ª edição do Troféu Gralha Azul, que destaca profissionais e companhias do teatro paranaense, e para a seleção de espetáculos da 23ª edição do Festival Espetacular de Teatro de Bonecos.

“Estamos muito felizes e até emocionados por abrir esses editais, marcando a volta dos prêmios depois do período de pandemia e comemorando um ano de liberação da capacidade total de público nos espaços culturais”, comemora o diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro.

Um dos prêmios de teatro mais antigos do Brasil, o Troféu Gralha Azul foi criado em 1974, atendendo reivindicação da classe teatral. É uma premiação anual de artistas, técnicos e produtores profissionais do Paraná.

O concurso reconhece, valoriza e incentiva o talento do artista paranaense, bem como a qualidade da produção teatral local. A premiação será realizada no mês de dezembro e consiste na entrega de estatueta e prêmio em dinheiro aos vencedores, de R$ 3 mil e R$ 6 mil, conforme especificações do edital.

Entre as categorias, estão: espetáculos para crianças, direção, atriz e ator, atriz e ator coadjuvante, iluminação, figurino, maquiagem, cenário, entre outras. Para a edição deste ano, uma das categorias é novidade – espetáculo on-line.

“Sabemos que durante a pandemia muita gente produziu virtualmente e queremos o máximo possível dos municípios do Paraná incluindo essa categoria. Vamos premiar esses espetáculos produzidos de 2020 até 2022”, destaca o diretor artístico do Guaíra, Áldice Lopes.

O período para cadastro vai até 05 de novembro. Para inscrever espetáculos no Troféu Gralha Azul – 40ª Edição/2023, é preciso constar no cadastro de agentes culturais da Secretaria de Estado da Cultura. Na página do Centro Cultural Teatro Guaíra, é possível acessar todos os detalhes para o Troféu Gralha Azul.

TEATRO DE BONECOS – O Centro Cultural Teatro Guaíra e a Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG) também abriram o chamamento público para seleção de espetáculos do Teatro de Bonecos.

O edital deste ano contempla todos os municípios do Paraná. O objetivo é estimular e difundir a produção bonequeira no Estado, promover o intercâmbio entre os artistas e grupos locais, apresentando espetáculos teatrais e exposição voltados para a linguagem do teatro de animação.

O período para cadastro da proposta artística vai até o dia 31 de maio. O edital contempla cadastro, seleção, avaliação e remuneração de 25 companhias e grupos de teatro de bonecos com atuação no Estado para o festival que acontece de 9 a 16 de julho, no Teatro Guaíra e em municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

A 23ª edição do festival é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe, o patrocínio de Dual, BRDE, Coamo, Grupo Bianchi, Westaflex e Linde Vidros. Na página do Centro Cultural Teatro Guaíra é possível acessar o edital para o Festival de Bonecos.

Fonte: AEN

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN