CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Terça-feira é o último dia do prazo inicial do decreto estadual; governador deverá fazer pronunciamento

Terça-feira é o último dia do prazo inicial do decreto estadual; governador deverá fazer pronunciamento

Pedido de Cascavel para cidade ser excluída das restrições ainda não foi respondido......

Publicado em

Por Mariana Lioto

Publicidade
Imagem referente a Terça-feira é o último dia do prazo inicial do decreto estadual; governador deverá fazer pronunciamento

O prazo do decreto estadual que proíbe serviços não essenciais em grande parte do Paraná termina amanhã (14). Ou seja, se não houver prorrogação nem edição de uma nova medida o comércio em geral poderá funcionar a partir de quarta-feira (15).

A norma em vigor desde o dia 1º já previa que em caso de necessidade o prazo do decreto inicial de 14 dias poderia ser prorrogado por mais sete dias. A Secretaria de Saúde informa que amanhã o governador Ratinho Junior fará um pronunciamento sobre o assunto. Somente então será possível ter certeza se a quarentena rigorosa está encerrada ou se alguma região do Paraná precisará seguir com restrições.

Pedido de Cascavel

Desde o início a prefeitura de Cascavel se posicionou questionando a decisão estadual. O entendimento do Município é que a situação na cidade está controlada.

Na primeira semana o município encaminhou um pedido ao governo para que Cascavel fosse excluída do decreto. Depois de uma semana sem resposta, a prefeitura apresentou, no final da última semana, um pedido judicial, que também não teve resposta por enquanto.

A juíza do caso deu prazo de 24 horas para o governo apresentar os dados que embasaram a decisão. A intimação foi expedida na noite de sexta-feira, mas o prazo ainda não está contando pois o documento ainda não foi recebido pelos responsáveis.

Assim, às vésperas do fim do prazo inicial do decreto, o pedido feito pela prefeitura para Cascavel ser excluída do processo ainda não tem uma resposta nem por parte do governo, nem por parte da justiça.

Números da doença

Os dados estaduais mas recentes mostram que 838 pessoas estão internadas com Covid-19 no Paraná 682 pacientes estão em leitos SUS (255 em UTI e 427 em leitos clínicos/enfermaria) e 156 em leitos da rede particular (57 em UTI e 99 em leitos clínicos/enfermaria).

Outros 820 pacientes também estão internados, mas ainda sem o resultado de exame. Das 399 cidades do Paraná, 379 cidades têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Em 190 municípios há óbitos pela doença. Desde o início da pandemia, o Paraná teve 42.058 casos e 1.028 mortes confirmadas.

Comparativo

Quando o decreto começou eram 23.965 casos e 650 mortes no Estado. Na ocasião o número de pacientes em internamento era de 737, sendo 273 em UTI.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais