CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Diante de aumento de casos, MPF pede que Prefeitura de Cascavel volte a restringir comércio

Diante de aumento de casos, MPF pede que Prefeitura de Cascavel volte a restringir comércio

Receio da procuradoria é que Cascavel seja responsável por colapsar o sistema de saúde de toda a região......

Publicado em

Por Mariana Lioto

Publicidade
Imagem referente a Diante de aumento de casos, MPF pede que Prefeitura de Cascavel volte a restringir comércio

Um documento emitido hoje pelo Ministério Público Federal sugere que a Prefeitura de Cascavel volte a ter medidas mais rigorosas quanto ao comércio. Eles consideram que a atitude é necessária diante do aumento do número de casos diários.

O pedido é que sejam mantidos abertos apenas os serviços essenciais como alimentação, postos de gasolina e farmácias e que haja restrição no comércio entre os dias 10 e 21 de junho. Também há sugestão de implantação de um rodízio entre diferentes setores do comércio.

O documento, assinado pela procuradora Andressa Zanette, também cita que seja avaliada a situação dos frigoríficos, que tem se mostrado foco de transmissão.

“O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL manifesta sua preocupação de que Cascavel seja responsável por colapsar o sistema de atendimento em toda Macrorregião Oeste. De nada adiantaria o elevado número de leitos ocupados em Cascavel ser amenizado sob o argumento de que na Macrorregião Oeste a taxa de ocupação está baixa se Cascavel é a cidade polo e de maior população. Se a região tem em torno de 1,3 milhão de habitantes, Cascavel tem população de 330 mil habitantes (aproximadamente 25% da região). Ou seja, se a taxa de ocupação no Município está alta, é possível que a própria cidade de Cascavel também surja como a responsável por ocupar a maioria dos leitos de toda a região, colapsando o sistema”, diz o documento.

O documento lembra que por ser a maior cidade da região, Cascavel tem maior uso do transporte coletivo e que a cidade tem responsabilidade sobre os municípios irmãos de toda a região.

“O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, em razão da declaração pública do Prefeito Municipal prevendo que “o início do pico chegou”, se manifesta no sentido de que seja esclarecido pelo Chefe do Executivo Municipal qual a previsão para o fim do pico e o início da descensão na curva, bem como a base técnica para tais previsões”, diz outro trecho.

O texto se encerra dizendo que se não houver ação é possível que o poder judiciário seja buscado para que as medidas sejam implementadas.

Uma reunião ocorreu na tarde de hoje (5) com representantes de diferentes áreas. A prefeitura disse que irá avaliar tudo que foi debatido e deve anunciar novas medidas na segunda-feira. O município afirmou que irá responder ao MPF e que o documento é de conhecimento da prefeitura e será levado em conta na tomada de decisões.

O boletim mais atualizado aponta para 684 casos e 10 óbitos de covid-19 na cidade, sendo 290 casos e três mortes nos últimos sete dias.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais