CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a “Cascavel sempre esteve no controle da situação”, diz secretário sobre aumento de casos da Covid-19

“Cascavel sempre esteve no controle da situação”, diz secretário sobre aumento de casos da Covid-19

Segundo ele a contaminação controlada da população está ocorrendo sem aumento dos internamentos, como "imunização de rebanho"......

Publicado em

Por Mariana Lioto

Publicidade
Imagem referente a “Cascavel sempre esteve no controle da situação”, diz secretário sobre aumento de casos da Covid-19

O secretário de Saúde, Thiago Stefanello, emitiu um comunicado na manhã de hoje sobre o aumento dos casos de Covid-19. Há alguma semanas o número de confirmações por dia deu um salto, chegando a mais de 30 e até mais de 50 casos positivos em um único Thiago. Ele afirma que a partir dos dados é possível afirmar que Cascavel sempre esteve no controle da situação.

“Quando analisamos os casos ativos, ou seja, excluindo os já recuperados e os óbitos, verificamos que a margem de casos graves sempre esteve sob controle, ou ainda, muito abaixo e longe de levar o sistema de saúde ao colapso. A contaminação controlada da população, a chamada ‘imunização de rebanho’, é positiva desde que não venha acompanhada do aumento de internamentos e da gravidade dos casos”, disse.

Um gráfico divulgado mostra que a partir de meados de maio o número de casos positivos começou a subir , mas sem grande aumento de óbitos e pacientes em UTI. Em 15 de abril, por exemplo, 42,8 dos casos ativos de Covid-19 eram de pacientes que estavam em UTI. Ao longo das semanas mais casos foram confirmados e ontem os pacientes em UTI representavam 7,6% dos casos ativos.

“Se observar a faixa etária dos pacientes contaminados, Cascavel conseguiu até agora preservar os grupos de risco. Ainda, a taxa de letalidade, mostra que em Cascavel, temos o menor número de óbitos por casos confirmados. A explosão de casos confirmados traz insegurança e incertezas, mas analisando friamente os dados, não estaria Cascavel mais uma vez um passo a frente com a população tornando-se imune, uma vez que todos vamos passar por isso mais cedo ou mais tarde até que se tenha uma vacina eficaz? Não é hora de relaxar, não é motivo de comemorar, ainda é extremamente importante manter as medidas de distanciamento em junho, em isolar os grupos de risco, em isolar todos com sintomas gripais, e fazer com que os hospitais continuem com a capacidade operacional dentro dos indicadores ideais. Mas analise os gráficos da taxa de ativos, recuperados e pacientes em UTI e reflitam”.

O município afirma que a taxa de letalidade do vírus comparadas com as cidades do Paraná que já registram óbito é menor. Em Cascavel 1,5% dos pacientes que tiveram covid-19 confirmados por exame faleceram, a média do Paraná é de 3,8%. Veja abaixo o comparativo entre os municípios:

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais