CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Cascavel é referência na redução do déficit habitacional em Cascavel

Cascavel é referência na redução do déficit habitacional em Cascavel

Nos últimos seis anos, entre as habitações de interesses sociais e os programas que subsidiam a aquisição da casa própria, foram quase oito mil imóveis comercializados...

Publicado em

Por Isabella Chiaradia

Publicidade
Imagem referente a Cascavel é referência na redução do déficit habitacional em Cascavel

A cidade de Cascavel, que se tornou referência para municípios brasileiros nas mais diferentes áreas, também avança na questão habitacional. Isso se deve deve aos programas de desburocratização criados nos últimos anos como o Aprova Digital e Habite-se Online, ferramentas que agilizam a liberação de novos projetos habitacionais. Com isso, Cascavel avança para reduzir o déficit habitacional, hoje estimado em cinco mil imóveis. De acordo com números do Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC), no momento existem obras em andamento 3.793 lotes da cidade.

Nos últimos seis anos, entre as habitações de interesses sociais e os programas que subsidiam a aquisição da casa própria, foram quase oito mil imóveis comercializados em Cascavel.

Déficit habitacional

Hoje, o déficit habitacional gira em torno de cinco mil imóveis e a Companhia Municipal de Habitação de Cascavel (Cohavel), que nesta semana completa 30 anos de atividades, tem projetos para edificar 1.197 moradias nos próximos quatro anos. Na quarta-feira (14), será homologado o processo de licitação para a construção de seis unidades habitacionais no Loteamento Mundo Novo, na região do Cascavel Velho.

Desde 2017, programas de moradias sociais beneficiaram 3.145 famílias, a maior parte delas contempladas com imóveis do Conjunto Riviera, onde foram construídas 2.089 habitações pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

Segundo a Caixa Econômica Federal, os programas de Habitação de Interesse Social têm como objetivo viabilizar à população de baixa renda o acesso à moradia adequada e regular, bem como aos serviços públicos, reduzindo a desigualdade social e promovendo a ocupação urbana planejada. Isso se dá por meio de apoio aos municípios, aos estados e com a elaboração de planos locais de habitação.

Além das moradias de interesses sociais, famílias de baixa renda têm a opção de sair do aluguel financiando imóveis com subsídios dos governos federal e estadual. Segundo a Caixa, de 2019 até novembro de 2022, foram contratados mais de 4 mil imóveis dentro dos programas Minha Minha Casa, Minha Vida e Casa Verde e Amarela.

“Eu sempre falo que uma obra importante é aquela que vai ao encontro das necessidades da população e não há necessidade maior que ter sua casa, seu imóvel próprio, um lugar agradável para a família. Nós temos o programa Morar Cascavel, que tem construído moradias com recursos do Fundo Habitacional e vamos em busca de parcerias para zerar ou deixar próximo do zero o déficit habitacional na nossa cidade e proporcionar moradias dignas às famílias que tanto precisam”, destaca o prefeito Leonaldo Paranhos.

Aprova Digital

Desde 2018, Cascavel conta com o Aprova Digital, software que garante emissão de documentos em poucos minutos. Antes, engenheiros e arquitetos de Cascavel levavam meses para fazer, agora a ação pode ser feito digitalmente, sem perder tempo. O programa elimina a presença física na prefeitura para obter um documento e poder iniciar uma obra.

Habite-se Online

Nessa mesma linha, existe o Habite-se Online, desde 2020. A ferramenta acelera a liberação de imóveis em cartório. O programa também facilita o acesso ao financiamento às pessoas que estejam aptas. O grande passo é a realização da vistoria sem a necessidade de visita in loco. Com a  documentação fotográfica e o termo de responsabilidade do profissional, é possível ter a liberação em poucos minutos.

Fonte: Assessoria

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais