CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Estado entrega títulos de regularização fundiária a 88 famílias de Ivaí
Estado regulariza imovéis de 88 famílias rurais e em áreas urbanas de Ivaí -Foto: Denis Ferreira Netto

Estado entrega títulos de regularização fundiária a 88 famílias de Ivaí

As regularizações fundiárias foram viabilizadas pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). ......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Estado entrega títulos de regularização fundiária a 88 famílias de Ivaí
Estado regulariza imovéis de 88 famílias rurais e em áreas urbanas de Ivaí -Foto: Denis Ferreira Netto

Moradores da comunidade São Roque, na área rural do município de Ivaí, nos Campos Gerais, se tornaram donos de fato de suas propriedades nesta quinta-feira (08). O Governo do Estado entregou títulos de domínio e matrícula do imóvel a 88 famílias. Outros seis documentos foram entregues para áreas urbanas do município – igrejas e entidades como Associação da Comunidade Negra de São Roque, que também não tinham posse regularizada. Ao todo, mais de 53 hectares foram regularizados.

As regularizações fundiárias foram viabilizadas pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). 

O secretário Everton Souza ressaltou que, com a entrega desses documentos, o Paraná atingiu a marca de 756 títulos de domínio desde 2019. “São famílias que aguardavam décadas por este documento que lhes garante uma vida mais digna. É um pequeno espaço de terra em que já existe uma história, uma família enraizada”, disse.

Para o diretor-presidente do IAT, José Volnei Bisognin, trata-se de um trabalho intenso do Instituto e que pode levar tempo para ser realizado. “Conseguimos encerrar um ciclo de anos de espera dessas famílias da Comunidade São Roque, um local pequeno, mas de muita importância para a economia do município”, destacou. “Assumimos essa responsabilidade por todos os moradores da Comunidade São Roque”, complementou o diretor de Gestão Territorial do IAT, Amilcar Cabral.

Além dos títulos de domínio para regularização fundiária, o IAT é o responsável pela elaboração de mapas e memoriais descritivos, documentos com estudos georreferenciados que representam o primeiro passo para que as famílias possam regularizar suas propriedades. Neste caso, a finalização do processo é realizada em parceria com as prefeituras e a Defensoria Pública do Estado do Paraná. Desde 2019, o IAT já disponibilizou mais de 5,5 mil mapas e memoriais descritivos.

Na comunidade São Roque foram entregues documentos de regularização na modalidade de doação – em que as propriedades são identificadas e o Estado banca o custo, de cerca de R$ 3 mil, para encaminhar o processo. Também houve entrega na modalidade de legitimação, em que a propriedade ainda não é identificada. Neste caso, o dono tem um pequeno custo para providenciar a identificação de sua propriedade.

CONQUISTA EMOCIONANTE – Terezinha Ferreira Ribeiro afirmou que agora vai conseguir construir uma casa nova na sua propriedade. “É uma conquista que melhora muito a nossa situação. Nada dava certo antes por não sermos donos da propriedade. Estou precisando de uma casa, pois a minha é de madeira e sem banheiro. E agora vou conseguir construir”, disse.

Eugenio Shvistak conta que faz uns dez anos que vinha tentando conseguir a documentação. “Agora sim, estou com ele na mão. Meus filhos ocupam a terra com soja e também têm um espaço com árvores frutíferas. É uma área de terra que estava parada e hoje sou dono dela, um presente de Natal antecipado”, ressaltou.

“Eu não podia nem fazer nada, porque sempre pediam a papelada da terra, mas eu não tinha. Agora eu quero ter uma casa minha e lutar pela aposentadoria, que antes não dava certo”, afirmou Maria Ione Ferreira de Lima, também moradora do São Roque.

O sentimento de posse também foi destacado pelo prefeito de Ivaí, Idir Treviso. “É um passo importante. Esse espaço de chão passa a ser oficialmente desses moradores da comunidade São Roque. O proprietário poderá, agora, fazer uma melhoria na sua terra, um financiamento, e até ampliação da sua propriedade”, arrematou.

Fonte: AEN

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais