CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Curitiba – Na Regional Boqueirão, água da chuva ajuda na limpeza e rega das plantas
Na Regional Boqueirão, água da chuva ajuda na limpeza e rega das plantas. Curitiba, 08/12/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS

Curitiba – Na Regional Boqueirão, água da chuva ajuda na limpeza e rega das plantas

“Da torneira, só para beber”, diz o administrador regional, Ricardo Dias. “Aproveitamos para começar usando essa água na preparação da casa para uma data especial: de......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Curitiba – Na Regional Boqueirão, água da chuva ajuda na limpeza e rega das plantas
Na Regional Boqueirão, água da chuva ajuda na limpeza e rega das plantas. Curitiba, 08/12/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS

A partir desta quarta-feira (07/12), a rega das 26 floreiras e a lavagem dos pisos e da quadra esportiva da Rua da Cidadania do Boqueirão deixou de ser feita com água tratada. O serviço continuará sendo executado normalmente, sem prejuízo das plantas ou da limpeza da sede regional dos serviços descentralizados da Prefeitura, porém, com água da chuva.

“Da torneira, só para beber”, diz o administrador regional, Ricardo Dias. “Aproveitamos para começar usando essa água na preparação da casa para uma data especial: de tarde teremos a festa de Natal da Regional e, à noite, a apresentação didática das alunas de ginástica artística que fazem aulas aqui”, completou, referindo-se à programação desta quinta-feira (8/12).

Direto da fonte

Agora a água destinada a essas funções sai da cisterna especialmente instalada sobre a casa de máquinas, no setor A do espaço, há cerca de 15 dias. A chuva cai sobre o telhado, escorrega para dentro do reservatório por meio de calhas e é recolhida de uma torneira, com a ajuda de baldes ou mangueira. O diferencial faz parte da revitalização da Rua da Cidadania, executada pelas secretarias de Governo Municipal e de Obras Públicas a partir de 2021 e completada este ano.

São 5 mil litros de capacidade, o que equivale à metade da caixa de água tratada ou a 500 regadores de 10 litros – como os usados para a rega diária das floreiras, de acordo com recomendação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. “Um regador é suficiente para até quatro floreiras”, observa o servidor da Gerência de Projetos Bruno Julian, que supervisionou o primeiro dia de uso do novo insumo.

“Que coisa bonita a maneira como cuidam desse lugar. A Prefeitura está de parabéns”, elogiou a ciclista Cleci Terezinha de Oliveira, de 60 anos, ex-moradora do Boqueirão que agora mora em São José dos Pinhais, mas não deixa de cortar o cabelo no salão de beleza da Rua da Cidadania. Ela ficou sabendo sobre a novidade ao sair do local e ver a movimentação. 

Pelo meio ambiente

Os resultados do uso da água da chuva serão observados no começo de 2023, a partir da comparação do consumo de água anterior à instalação da cisterna em períodos equivalentes. “Não fazemos ideia do montante da economia que isso vai gerar, mas será a nossa contribuição para reduzir o custeio, poupar água tratada e inspirar outras iniciativas”, disse Dias.

Segundo a empresa concessionária de água e esgoto, a Sanepar, em novembro o consumo de água tratada em Curitiba foi de aproximadamente 240 milhões de litros por dia. Hoje, a Rua da Cidadania gasta em média 330 metros cúbicos ou 330 mil litros de água tratada por mês. O centro de serviços, que está instalado nos dois lados da Rua Marechal Floriano e é interligado pelo terminal de ônibus e por uma passarela para pedestres, é o maior dos dez existentes na cidade.

Em outras Ruas da Cidadania

Além da Rua da Cidadania do Boqueirão, também estão ganhando cisternas para captação de água da chuva as sedes das Regionais Fazendinha/Portão, Boa Vista, Pinheirinho e Santa Felicidade – metade das sedes regionais da Prefeitura. Como elas são menores que a sede do Boqueirão, cada uma está recebendo caixas menores, para 3 mil litros.

Juntas e repletas, as cinco cisternas podem armazenar 17 mil litros de água da chuva. Isso equivale a quase 7% de uma piscina olímpica (com 25 metros de largura, 50 metros de comprimento e 2 metros de profundidade) cheia. Como a Regional Boqueirão, as demais receberam a benfeitoria como resultado da revitalização dos espaços.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais