CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Embaixadas de EUA e Ucrânia em Madri são alvo de cartas-bomba

A polícia nacional espanhola ativou seu protocolo antiterrorismo no país inteiro, o que autoriza policiais e esquadrões antibombas a fazer operações especiais de bloqueio de estradas...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O gabinete do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, e prédios públicos em Madri, incluindo a Embaixada dos Estados Unidos, receberam cartas-bomba nesta quinta-feira, informaram autoridades espanholas. Todos os dispositivos suspeitos foram detectados e detonados antes de serem abertos e não há feridos, segundo o governo espanhol.

A polícia nacional espanhola ativou seu protocolo antiterrorismo no país inteiro, o que autoriza policiais e esquadrões antibombas a fazer operações especiais de bloqueio de estradas e aeroportos, e realizar operações de busca e apreensão.

Além do gabinete de Sánchez e da sede da diplomacia americana na Espanha, cartas-bomba também foram enviadas ao Ministério da Defesa espanhol e à base área de Torrejón de Ardoz, todos localizados em Madri. Ao todo, seis dispositivos explosivos foram detectados e desativados pelas autoridades.

Investigação

Segundo o governo da Espanha, todas as correspondências foram enviadas de dentro do país e estão sendo rastreadas. A polícia ainda não apontou suspeitos. Os alvos estão ligados à Ucrânia ou expressaram apoio ao país em seu esforço de guerra contra a Rússia, mas Ignacio Torreblanca, diretor do escritório de Madri do Conselho Europeu de Relações Exteriores levantou dúvidas de que Moscou estaria por trás dos ataques. A Embaixada da Rússia em Madri condenou nesta quinta-feira, 1º, o envio das cartas-bomba.

Os novos envios ocorrem um dia depois que uma correspondência com explosivos foi recebida na Embaixada da Ucrânia em Madri. A carta era destinada ao embaixador e levou o governo ucraniano a ordenar o reforço na segurança de todas as representações diplomáticas. Um funcionário da Embaixada da Ucrânia sofreu ferimentos leves na mão, segundo a polícia espanhola.

A detonação ocorreu por volta das 13 horas (9 horas em Brasília) no jardim da embaixada, quando um funcionário manuseou a carta, endereçada ao diplomata Serhii Pohoreltsev. Após ser ferido levemente, o funcionário seguiu por conta própria para um hospital. A polícia isolou o local, situado em um bairro residencial da capital espanhola.

Apoio à Ucrânia

A Espanha, juntamente com outros países da União Europeia, apoia o governo da Ucrânia na guerra empreendida pela Rússia e envia armamentos ao Exército ucraniano.

Um carta-bomba também foi enviada ao quartel-general da Instalaza, uma empresa espanhola que fabrica armas e equipamentos militares, incluindo alguns usados para ajudar as forças ucranianas.

Uma carta-bomba, endereçada ao diretor do Centro de Satélites da União Europeia, que fornece análises de segurança para o bloco e está alojado em uma base aérea perto de um subúrbio a nordeste de Madri, foi detectada ontem. Outra carta, dirigida à ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, foi interceptada na manhã de ontem na sede do ministério, em Madri. (Com agências internacionais).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN