CGN
Curitiba – Posse de servidores é celebrada em solenidade com o prefeito e secretários
Prefeito Rafael Greca dá as boas vindas aos novos servidores municipais. Curitiba, 24/11/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Curitiba – Posse de servidores é celebrada em solenidade com o prefeito e secretários

“Vejo a Prefeitura de Curitiba como o melhor lugar para trabalhar. Aqui, procuramos trabalhar com a máxima eficiência. Estamos aqui para fazermos o melhor para......

Publicado em

Por Prefeitura de Curitiba

Publicidade
Curitiba – Posse de servidores é celebrada em solenidade com o prefeito e secretários
Prefeito Rafael Greca dá as boas vindas aos novos servidores municipais. Curitiba, 24/11/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Engenheiros civis, fiscais, analistas de desenvolvimento organizacional, agentes administrativos, arquitetos, fiscais de obras e posturas, auditores fiscais de tributos municipais, biólogos, engenheiros agrônomo, ambiental e florestal, 60 novos servidores da Prefeitura de Curitiba participaram nesta quinta-feira (24/11) de solenidade de boas-vindas comandada pelo prefeito Rafael Greca, no Salão Brasil, no Palácio 29 de Março.

“Vejo a Prefeitura de Curitiba como o melhor lugar para trabalhar. Aqui, procuramos trabalhar com a máxima eficiência. Estamos aqui para fazermos o melhor para o povo de Curitiba. Queremos concorrer para o bem da cidade, que conseguimos recuperar nos últimos seis anos”, defendeu o prefeito.

Ele lembrou a variedade de equipamentos públicos municipais que a cidade tem e de programas desenvolvidos e as dezenas de obras em andamento. “O arcabouço de Curitiba é extraordinário. Temos mais de 7 mil endereços – UPAs, teatros, Ruas da Cidadania, unidades de saúde, parques”, citou.

Falou ainda do papel de algumas secretarias, como a do Meio Ambiente. “Cada vez mais, queremos incentivar as novas energias”. E mencionou os restaurantes populares e as mesas solidárias como parte do “imenso aparato da ação social”.

Greca citou alguns dos prêmios que a cidade recebeu, como o de cidade inteligente. Destacou a importância do programa Fala Curitiba, pelo qual os cidadãos participam elegendo aquilo que consideram prioritário para os bairros. “Pela internet e nas reuniões, eles escolhem o que será incluído no orçamento.” E ressaltou a importância da Central 156, que funciona 24 horas. “O nível de satisfação é bem alto”, declarou.

“Que vocês comecem na Prefeitura com o pé direito, com vontade de fazer o bem para Curitiba. Que vocês cresçam em sabedoria e entendam a importância do nosso trabalho”, falou Greca aos novos servidores.

Treze deles são engenheiros civis que assinaram o termo de posse também nesta quinta-feira (24/11), além de dois fiscais. Os demais profissionais haviam tomado posse entre maio e outubro e já começaram a trabalhar nas secretarias para as quais foram designados.

Siginificados

O mineiro Umberto Marçal da Silva, de 45 anos, é um dos novos servidores. “Quando vim fazer o concurso, em 2019, com mais dois amigos, eu pensei: que cidade, é aqui que eu quero fazer carreira”, conta ele, que morava em Campinas, São Paulo.

Silva diz que fica admirado com os parques, a organização geral e a limpeza de Curitiba. A mulher e o filho, de 6 anos, ainda ficaram em Campinas por um tempo. “Vou me ambientar enquanto isso”, afirma o novo servidor da Secretaria do Urbanismo, confiante por estar na cidade que escolheu viver.  

Para alguns dos novos servidores, a cerimônia de posse teve grande significado. O fiscal da Secretaria do Urbanismo Gabriel Elias Mokdese compareceu acompanhado da mãe, Daizemar da Luz Mokdese, servidora aposentada da Prefeitura de Curitiba.

Os pais de Gabriel, ambos servidores de carreira, sempre o incentivaram a fazer concurso. “Agora que ele tomou posse, estou tranquila”, disse a mãe.

O novo servidor lembra que, quando criança, esteve na Secretaria de Obras e nos distritos de manutenção urbana. “Estou muito feliz por ter vindo trabalhar na Prefeitura de Curitiba, a cidade onde nasci e de onde nunca pretendo sair”, disse Gabriel.  

A bióloga do Museu de História Natural Priscila Kandalski mostrou ao prefeito foto de uma cerimônia da qual seu pai participou quando a cidade completou 300 anos, em 1993. Rafael Greca era prefeito na época.

Os colegas de trabalho Felipe Aprígio, Thais Coimbra Nina e Laiz Magajewski, auditores da Secretaria de Finanças, registraram a cerimônia com uma foto juntos. Thais chegou em maio, direto de Manaus, e conta como está amando a nova cidade “Apesar de deixar minha família lá, gosto muito de viver aqui, principalmente o clima: eu amo o frio!”. Dos três, Laiz é a única curitibana. Ela fez concurso para várias cidades e comemora ter passado aqui em Curitiba.

Felipe Aprígio é de Minas Gerais e, antes de vir para Curitiba, passou em um concurso no Espírito Santo, onde ficou por dois meses até receber a notícia da aprovação no Paraná. “Não pensei duas vezes, Curitiba é uma cidade maravilhosa e sei que minha família estará melhor aqui.”

Arquiteta do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba), Janaína Cunico Bach sempre teve o sonho de trabalhar na capital. Ela dedicou três anos de estudo para conquistar a aprovação. “É possível! Quem tiver vontade que comece a estudar desde hoje, porque é muito gratificante”, comemorou.

Contem com a Smap

Ao dar as boas-vindas aos novos servidores, o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira, enfatizou que todos podem contar com a equipe da Smap sempre que precisarem. “Vocês dão um passo importante na vida pessoal e profissional”, disse Jarschel.

Ele destacou que a Prefeitura paga os salários em dia, costuma antecipar o pagamento do 13º salário, proporciona uma boa aposentadoria e falou de um dos planos de carreira recentemente enviados à Câmara Municipal de Curitiba.

“Estamos enviando um plano que é justo, honesto e que privilegia a todos, ou seja, todos terão a oportunidade de crescer. É um plano comprometido com a responsabilidade fiscal”, afirmou Jarschel.

Também participaram da cerimônia a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske, o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba (IPMC), Ary Gil Piovesan, a superintendente de Gestão de Pessoal da Smap, Luciana Varassin, e a diretora do Departamento de Políticas de Pessoal, Silvia Amélia Cherubin.

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais