
Curitiba – Curitiba começa a vacinar bebês sem comorbidades contra a covid-19
O primeiro grupo sem comorbidades convocado é o dos curitibinhas nascidos entre 25 de novembro de 2019 a 30 de junho de 2020. Nova convocação depende......
Publicado em
Por CGN

Curitiba começou, nesta quarta-feira (23/11), a vacinar os bebês sem comorbidades com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Devido à limitação de doses, a convocação será realizada de forma escalonada e com agendamento.
O primeiro grupo sem comorbidades convocado é o dos curitibinhas nascidos entre 25 de novembro de 2019 a 30 de junho de 2020. Nova convocação depende da disponibilidade de doses. No grupo dos bebês estão as crianças de 6 meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias.
- Curitiba ultrapassa a marca de 5 milhões de doses de vacina anticovid aplicadas
- Curitiba amplia vacinação contra covid para bebês e orienta agendamento
- Vacinação de bebês com comorbidades contra a covid-19 traz alívio e segurança, dizem pais
Crianças que completarem 3 anos antes do recebimento da primeira dose passam a se enquadrar no esquema vacinal do grupo de 3 a 4 anos, que pode ser consultado no Imuniza Já.
“É um alívio, só faltava ela na família. É muito boa a sensação de proteger nossa filha” diz Rosiane Gonçalves, moradora do Jardim Botânico, que levou a pequena.
“Eu me atrasei no trabalho, mas saúde é prioridade”, disse assim que a filha, Allicya Hadassa Gonçalves, de dois anos e dez meses, foi vacinada contra a Covid-19.
A moradora do Jardim Botânico procurou a unidade de saúde Mãe Curitibana, no São Francisco. “É muito boa a sensação de proteger a nossa filha”, conta a mãe, aliviada.
Também levado à unidade de saúde Mãe Curitibana, Ernesto Moreira Modesto Andrade, de dois anos e cinco meses, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
“Ele passou o primeiro ano de vida dele em completo isolamento. Então essa vacina tem um valor muito grande para a nossa família”, disse a advogada Constance Moreira, moradora do Centro, com o filho no colo.
Convocação Vacina agendada
Para facilitar o fluxo de atendimento e evitar perda de doses, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta que pais e responsáveis por crianças da faixa etária convocada agendem a aplicação pela Central Saúde Já no telefone 3350-9000, que funciona todos os dias, das 8h às 20h.
A vacinação dos pequenos acontece em dez unidades de saúde específicas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Endereços e mais informações no site Imuniza Já.
“Aquele que não conseguirem fazer o agendamento podem fazer a busca direta pela vacina, mas é muito importante dar preferência pela vacina agenda, ela otimiza o tempo da vacinação” orientou a superintende de gestão da SMS, Flávia Quadros.
Bebês com comorbidades
Também podem se vacinar os bebês de 6 meses a 2 anos com comorbidades já convocados, mas que ainda não receberam o imunizante. Os acompanhados pelo SUS Curitibano têm sua condição registrada no prontuário eletrônico da SMS e, para a vacinação, precisarão apresentar apenas os documentos pessoais da criança e dos responsáveis.
Já os bebês com comorbidades atendidos na rede privada devem apresentar também documento comprobatório da sua condição para se vacinarem.
• VEJA QUAIS SÃO as condições de saúde consideradas comorbidades, de acordo com o PNO
A SMS mantem a repescagem contínua para todos os convocados nas unidades de saúde. A vacinação será realizada em dez unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Confira abaixo quais grupos têm vacinação contra covid-19 disponível e consulte aqui quantas doses de vacina anticovid cada pessoa deve tomar.
Esquema vacinal baby
O esquema vacinal básico para este público será de três doses, sendo que a 2ª dose deverá ser aplicada num intervalo de 28 dias após a 1ª. Já a 3ª dose deverá ser aplicada num intervalo de 56 dias após a 2ª.
A vacina para este grupo é destinada para crianças a partir de 6 meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias. Crianças que fizerem 3 anos após o recebimento da 1ª dose deverão completar o ciclo vacinal com o mesmo imunizante.
A vacina que será utilizada é a Pfizer de tampa vinho, a única liberada para esta faixa etária até este momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Outras vacinas
Além da dose do imunizante contra a covid-19, as unidades de saúde de Curitiba também ofertam a vacina contra a gripe (vírus influenza) para pessoas com 6 meses de vida ou mais, que pode ser aplicada no mesmo dia da vacina anticovid. Não há mais necessidade de intervalo de 15 dias entre os imunizantes.
Também é possível receber as outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização caso a crianças esteja em atraso ou dentro da data.
Orientações
Crianças que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso das que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem o completo reestabelecimento.
No dia da vacinação, além da certidão de nascimento do bebê, é necessário apresentar documento pessoal com foto e CPF do familiar ou responsável que está acompanhando a criança.
Leia a Matéria completa no site: www.curitiba.pr.gov.br
Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou