CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Curitiba – Moradoras do Caximba participam de vivência ambiental
Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres e a Cohab, promovem reunião de sensibilização e vivência ambiental para moradores do Caximba. Curitiba, 17/11/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Curitiba – Moradoras do Caximba participam de vivência ambiental

O Bairro Novo do Caximba tem por objetivo aumentar a recuperação urbana da região e a preservação da bacia hidrográfica dos rios Barigui e Iguaçu, promovendo também o......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Curitiba – Moradoras do Caximba participam de vivência ambiental
Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres e a Cohab, promovem reunião de sensibilização e vivência ambiental para moradores do Caximba. Curitiba, 17/11/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Moradoras do Caximba participaram de uma reunião de sensibilização e vivência ambiental nesta quinta-feira (17/11), em uma parceria entre a Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres e a Cohab. O encontro, que aconteceu no Escritório Elo, buscou ampliar o vínculo entre moradores e os serviços ofertados pela Prefeitura e faz parte do projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba. 

O Bairro Novo do Caximba tem por objetivo aumentar a recuperação urbana da região e a preservação da bacia hidrográfica dos rios Barigui e Iguaçu, promovendo também o desenvolvimento ambiental, social, econômico e de lazer para população da Vila 29 de Outubro e das áreas adjacentes. Para a implantação do projeto, a Prefeitura conta com o financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). 

Contação de histórias

Para proporcionar um ambiente mais lúdico ao encontro, a Bruxinha Ayra, contadora de histórias do Bosque Alemão, apresentou uma história da mitologia indígena originária do Acre. Um Conto de Floresta revelava a criação do universo a partir das lendas indígenas, onde um ser feminino é responsável por criar o planeta como conhecemos.

Após a contação da história, as moradoras se reuniram para criar a imagem de uma mulher com elementos da natureza; folhas, galhos e frutos.

Neide Joseane Ferreira estava animada com a atividade. Moradora do bairro há sete anos, conta que gosta de participar das reuniões no Elo e que acha importante a conscientização dos moradores na preservação da natureza. 

“Eu já estou anotando tudo o que eu vou querer na minha casinha da Cohab quando ela ficar pronta, já está tudo planejado. Eu e minha filha vamos morar juntas e sonhamos ter um lugar cheio de plantas e flores”, celebra Neide.

Andreia Fragozo, foi com o filho Ariel de 5 anos, e conta que adorou o encontro. “Gosto de participar, acho importante”, comenta.

Próximos encontros

Este foi o primeiro de uma série de quatro encontros previstos para acontecerem até meados de dezembro. O próximo está agendado para o dia 23, no Bosque Zaninelli. A ideia é apresentar a importância social e ambiental do local. 

No dia 30, as mulheres voltam a se encontrar no Escritório Elo para conhecerem os serviços oferecidos pela Prefeitura para a comunidade. O último encontro está agendado para o dia 7/12, no Parque Guairacá.

“O Parque Guairacá é um parque linear, com projeto muito semelhante ao que será construído aqui no Bairro Novo do Caximba. É uma oportunidade para as moradoras conhecerem o local e terem uma ideia do que será implantado aqui”, explica Vânia Gladys de Azevedo Martins, analista de Desenvolvimento na Assessoria de Direitos Humanos.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN