
Equipe da GM envolvida com agressão durante abordagem foi afasta da função
Guarda Municipal covardemente agride homem A reportagem havia solicitado ao Secretário, às imagens das câmeras que os agentes utilizam junto à farda e os nomes dos envolvidos,...

Publicado em
Por Redação CGN
A equipe da CGN entrou em contato com o Secretário de Segurança Pública de Cascavel, Pedro Fernandes de Oliveira, para obter mais informações a respeito das imagens de uma câmera de segurança que mostram uma abordagem de três agentes a um homem, supostamente no Bairro XIV de Novembro, sendo que em determinado momento, um dos guardas agride, com um forte tapa no rosto, o abordado.
A reportagem havia solicitado ao Secretário, às imagens das câmeras que os agentes utilizam junto à farda e os nomes dos envolvidos, porém, em resposta, o Dr. Pedro informou que não são todos os guardas que utilizam o equipamento e que os três guardas em questão não fazem parte daqueles que possuem a body cam.
Ainda, informou que, caso a ação tivesse sido gravada pelas câmeras fixadas à farda, as imagens seriam privadas e não poderia repassar à imprensa.
Por fim, solicitou que a CGN entrasse em contato com a SECOM (Secretaria Municipal de Comunicação Social) para obter as informações a respeito do nome dos guardas que aparecem na filmagem e uma posição oficial do Município sobre o ocorrido.
Em resposta, a SECOM divulgou a seguinte nota à imprensa:
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção à Comunidade informa que em relação ao fato envolvendo um guarda municipal e terceiro, no Bairro Guarujá, toda a equipe, composta por três GMs, foi afastada da função.
O procedimento administrativo já está sendo instaurado para apurar responsabilidades. A função do processo administrativo é para apurar fatos e conceder o direito de defesa do servidor público, conforme determina a Lei.
Por outro lado, tal conduta, em momento algum, segue os ensinamentos e propósitos da Guarda Municipal. A GM repudia veementemente esta e qualquer outra situação contrária ao direito, aos costumes e à legalidade. A gestão em relação a esta ou qualquer outra conduta que exponha o poder público em contrariedade aos bons princípios e ou legalidade, será apurada com extrema justiça.
Os agentes públicos, após o contraditório, se for o caso, poderão ser demitidos a bem do serviço público.
A SECOM também informou que a Guarda Municipal de Cascavel não possui câmera junto à farda, fato que causa estranheza, visto que em outras situações já foram divulgadas imagens gravadas nestes equipamentos.
A CGN também entrou em contato com o Prefeito Leonaldo Paranhos, que apenas se limitou a dizer que estava em um evento em Foz do Iguaçu.
Notícias Relacionadas:

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou