CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Apesar de NY e petróleo, Ibovespa abre em alta e busca recuperar tombo recente

“Os prêmios devem continuar elevados por conta das incertezas com o cenário fiscal”, afirmam os analistas a LCA em relatório. Afinal, a preocupação com o equilíbrio...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A sessão que marca a véspera de feriado no Brasil teve início nesta segunda-feira com recuperação do Ibovespa, que fechou acumulando queda de 5% na semana passada. O movimento ocorre muito embora os investidores ainda estejam na expectativa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que deve ser apresentada na quarta-feira, e em meio ao exterior mau humorado com bolsas sem direção única e petróleo em baixa.

“Os prêmios devem continuar elevados por conta das incertezas com o cenário fiscal”, afirmam os analistas a LCA em relatório. Afinal, a preocupação com o equilíbrio das contas públicas em 2023 segue no radar.

Às 10h21, o principal indicador do mercado acionário brasileiro tinha alta de 0,88%, aos 113.239,06 pontos. Na sexta-feira, havia fechado com ganho de 2,26%, aos 112.253,49 pontos, mas, mesmo assim, acumulando perda de 5,00% na semana.

Já o mercado de câmbio passa por uma realização de lucros em meio à agenda econômica mais fraca hoje, após acumular ganhos frente ao real de 5,36%, e dá espaço para recuperação no mercado acionário.

Nesta manhã, o Banco Central divulgou que a economia brasileira mostrou ligeira alta em setembro conforme o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br). O indicador subiu 0,05%, considerando a série livre de efeitos sazonais, mas veio bem abaixo da mediana, de 0,30%, do projeções Broadcast, com piso de -0,40% e teto de 0,80%. Em agosto, a queda havia sido de 1,13%. Na comparação entre os meses de setembro de 2022 e de 2021, houve crescimento de 4,00% na série sem ajustes sazonais. O dado também ficou dentro do intervalo projetado, de avanço de 2,40% a crescimento de 5,10%, com mediana positiva de 4,30%.

Há instantes, os American Depositary Receipts (ADRs) da Petrobras subiam 0,61% no pré-mercado de Nova York, já os ADRs de Vale caíam 0,52%. Ambos os papéis passam por ajuste técnico, ofuscando o movimento das commodities, visto que o ADR da Petrobras registra queda de 11,99% em novembro por receio político e o de Vale subiu 19,40% no mesmo período, amparado pelo forte preço do minério de ferro. Hoje, a commodity negociada na bolsa de Dalian, na China, teve alta de 1,94%, a 710,50 iuanes, o equivalente a US$ 100,82 por tonelada; em Cingapura, chegou a subir 3,13%, cotado a US$ 93,30 a tonelada.

Ainda no exterior, as Bolsas operavam sem direção única, com as europeias em alta e os índices futuros das Bolsas em Nova York em baixa, após os firmes ganhos em Wall Street e do petróleo na sexta-feira com a percepção de que o Federal Reserve (Fed) deve diminuir a intensidade do aperto monetário em dezembro, após surpresa baixista com a inflação ao consumidor nos Estados Unidos, e de a China relaxar restrições da política de ‘Covid Zero’.

O índice DXY do dólar sobe e os juros dos Treasuries exibem viés de alta, impulsionados por comentários mais furos, feitos ontem à noite, do diretor do Fed, Christopher Waller, que reiterou que o BC americano ainda tem um caminho a percorrer para combater a inflação.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN