
Curitiba – Corimbas e Janine Mathias marcam início da Semana da Consciência Negra em Curitiba
O Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, abre espaço para a feira de empreendedores negros e recebe ao longo da tarde apresentações de nove grupos......
Publicado em
Por CGN

Nesta terça feira (15/11) começa a programação da Semana da Consciência Negra, que culmina com a benção das águas nas escadarias da Igreja do Rosário, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
O Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, abre espaço para a feira de empreendedores negros e recebe ao longo da tarde apresentações de nove grupos de Corimba.
Janine Mathias faz o show de encerramento do dia. A cantora, que já dividiu palco com Criolo e Sandra de Sá e abriu show de Elza Soares, tem um repertório marcadamente de celebração da cultura negra e do samba, puxando elementos também da soul music e do hip hop. Ela sobe ao palco às 18h. A programação é grátis.
Brasiliense que se mudou para Curitiba, Janine também se apresentará no sábado (19/11) ao lado dos sambistas Léo Fé e Rodrigo Campos como parte da turnê Rap do Meu Samba.
Umbanda
As apresentações de Corimba marcam o Dia Nacional da Umbanda, celebrado no mesmo 15 de Novembro da Proclamação da República.
Corimba (ou Curimba) é o grupo de pessoas que fazem as músicas, com atabaques, agogôs e voz, nos rituais umbandistas.
A Umbanda, por sua vez, é uma religião de matriz africana que reúne também elementos cristãos e indígenas, além de influências do Candomblé (outra religião afro-brasileira). A palavra tem origem angolana e significa “arte de curar”.
Consciência em dia
A data de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, tem como referência a morte, em 1695, de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares que representou a luta contra a escravidão e se tornou símbolo do movimento negro no Brasil.
LEIA MAIS
Programação – Semana da Consciência Negra
A feira e as apresentações acontecem no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, entre 15 e 20 de novembro. No dia 19 não haverá atividade da Consciência Negra no local.
A programação é toda gratuita. As duas exceções estão marcada com asterisco.
A atriz e produtora cultural Cléo Cavalcantty fará as apresentações dos eventos no Memorial.
15/11 – TERÇA-FEIRA
MEMORIAL DE CURITIBA
- 14h às 19h – Feira dos Afroempreendedores.
Corimbas
- 14h às 18 – Apresentação de nove grupos, entre eles Tambores do Paraná e Curimba Vagalume.
- 18h – Janine Mathias.
16/11 – QUARTA-FEIRA
REGIONAL TATUQUARA
- 14h – Oficina na Levada do Berimbau.
Endereço: acesse o link.
MEMORIAL DE CURITIBA
- 17h às 20h – Feira dos Afroempreendedores.
Leia a Matéria completa no site: www.curitiba.pr.gov.br
Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou