CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Curitiba – Startups curitibanas se destacam em ranking das 100 mais atraentes do Brasil
Startups curitibanas se destacam em ranking das 100 mais atraentes do Brasil. Foto: Cido Marques/FCC

Curitiba – Startups curitibanas se destacam em ranking das 100 mais atraentes do Brasil

Em sua sétima edição, o levantamento foi divulgado pelo Movimento 100 Open Startups, na última terça-feira (8/11).......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Curitiba – Startups curitibanas se destacam em ranking das 100 mais atraentes do Brasil
Startups curitibanas se destacam em ranking das 100 mais atraentes do Brasil. Foto: Cido Marques/FCC

Startups de Curitiba são destaques em categorias do ranking 100 Open Startups 2022, que reúne as empresas de base tecnológica mais atraentes para o mercado no Brasil.

Em sua sétima edição, o levantamento foi divulgado pelo Movimento 100 Open Startups, na última terça-feira (8/11).

Ao todo, 12 startups do Vale do Pinhão se destacaram em nove categorias: Laura (saúde), 4avants (energia), IoTag (agronegócio), Comunica.in (recursos humanos), ST-One e Ubivis (indústria), Oystr (jurídico), Cargo e Exy Exoesqueletos (transporte/logística), Driva e Peepi (marketing) e TruggHub (marketplace).

Cada categoria traz dez empresas que se destacam em seus segmentos (Top 10). Entre as categorias especiais, dois representantes curitibanos: Exy Exoesqueletos (Empreendedorismo Feminino) e ST-One (LGBTQIA+).

Cinco startups curitibanas – Oystr (29º), ST-One (44º), Laura (46º), Comunica.in (58º) e Driva (71º) – também aparecem no ranking principal, o das Top 100 Open Startups.

O 100 Open Startups é elaborado com base em avaliações de atratividade das startups para grandes instituições, como empresas, aceleradoras e investidores. Para tanto, é levado em consideração o interesse nos empreendimentos, negociações em andamento e parcerias realizadas pelas startups.

O Movimento 100 Open Startups é uma rede de conexão que envolve grandes empresas como Bradesco, Grupo Fleury, 3M, Abbott, Natura, Itaú, IBM, J&J, Estácio, fundos de investimento, olheiros e grandes programas de empreendedorismo interconectados.

Ambiente de inovação

Para Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, a forte presença das empresas curitibanas no ranking 100 Open Startups só confirma a importância da Prefeitura e do ecossistema de inovação da capital estarem mobilizados em torno do Vale do Pinhão, o movimento formado por poder público, universidades, incubadoras, entidades de fomento (como Fiep, Sebrae e ACP), empresas e terceiro setor para tornar Curitiba a cidade mais inteligente do país.

“A inovação e os processos de mudança tecnológica têm sido a principal força motora para o desenvolvimento econômico sustentável, com aumento da produtividade, da renda, da geração de empregos e da competitividade internacional. O propósito do Vale do Pinhão é cada vez mais potencializar esse ambiente de inovação por meio de empreendedorismo, economia criativa e tecnologia para transformar Curitiba em uma cidade cada vez mais inteligente”, reforça Cris Alessi.

A presidente da Agência Curitiba salienta ainda que esta melhora no ambiente de negócios da cidade se reflete, inclusive, na aceleração econômica de Curitiba, com recuperação do mercado de trabalho local. “Curitiba gerou 36.043 empregos com carteira assinada de janeiro a setembro de 2022. A cidade foi a quinta do País em número de empregos gerados, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte”, acrescenta ela. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência no mês passado.

Mais sobre as startups curitibanas no 100 Open Startups 2022

SAÚDE

  • Laura  – Healthtech curitibana desenvolveu o Robô Laura, tecnologia única no mundo que alerta sobre o risco de infecções generalizadas (sepse) em pacientes internados em hospitais.

ENERGIA

  • 4Vants – A startup de inteligência artificial que identifica e analisa imagens para que companhias de energia e de outros setores”enxerguem” o que estão fazendo a distância.

INDÚSTRIA

  • ST-One – Finalista do Pitch Live em 2020, a indtech é especializada em automação industrial com foco na digitalização de dados.
  • Ubivis – A startup criou um software que avalia os parâmetros das máquinas de uma linha de produção e realiza ajustes, como temperatura e quantidade de matéria-prima, sem intervenção humana — por meio de inteligência artificial.

TRANSPORTE/LOGÍSTICA

  • Cargon – A logtech oferece uma plataforma que gerencia a logística da indústria e de transportadoras, com foco em otimização, segurança e informação.
  • Exy Exoesqueletos – A empresa criou um exoesqueleto, que oferece maior segurança, produtividade e ergonomia em ambientes industriais, ao reduzir o esforço do colaborador em até 30%.

MARKETPLACE

  • TruggHub – Startup da capital oferece uma plataforma de marketplace (shopping virtual) de frete digital especializada em cargas fracionadas, com processo de cotações e leilões-relâmpago.

JURÍDICO

  • Oystr – A legaltech da capital desenvolveu robôs para capturar e enviar informações dentro do ambiente jurídico.

MARKETING

  • Peepi – A startup ajuda as empresas a crescer impulsionadas pelo engajamento de seus clientes e colaboradores, transformando-os em Defensores da Marca.
  • Driva – Usa dados do cliente e de mercado para ajudar empresas B2B, que comercializam com outras empresas, a vender mais e melhor.

RECURSOS HUMANOS

Leia a Matéria completa no site: www.curitiba.pr.gov.br

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais