Pacheco: Houve arrefecimento do ambiente de questionamentos ilícitos à eleição

Pacheco acredita que o início da transição entre os governos, autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), vai criar um ambiente de tranquilidade e pacificação até o...

Publicado em

Por Agência Estado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), avalia que houve nas últimas 48 horas “arrefecimento do ambiente de questionamentos” ao resultado das eleições, que deram vitória ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último domingo, 30.

Pacheco acredita que o início da transição entre os governos, autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), vai criar um ambiente de tranquilidade e pacificação até o dia da posse de Lula e do vice Geraldo Alckmin (PSB), em 1º de janeiro.

“Com a transição já em curso, autorizada pelas duas pontas, o atual e o novo governo, considero que a nossa tendência é do reconhecimento absoluto disso (resultado das eleições) e teremos um ambiente de tranquilidade até o dia da posse, que é algo absolutamente assegurado, não só por mim, mas pela sociedade brasileira”, disse o presidente do Senado em entrevista à GloboNews nesta sexta-feira, 4.

“No dia 1º de janeiro de 2023, estaremos reunidos no Congresso Nacional para dar posse ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao vice-presidente Geraldo Alckmin, e eu espero que isso aconteça em um ambiente de pacificação. É nisso que eu verdadeiramente acredito”, reforça Pacheco.

Após a derrota de Bolsonaro, apoiadores do presidente têm bloqueado estradas federais e feito manifestações pelo Brasil para questionar a vitória de Lula. Os protestos incluem pedidos por intervenção militar, o que é crime segundo a Constituição Federal, e ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o mais recente boletim da Polícia Rodoviária Federal (PRF), das 15h03, havia somente 11 interdições nas estradas federais.

Pacheco defende o direito de manifestação, mas pondera que os atos vistos nos últimos dias “derivam para ilícito penal”.

“Manifestações dessa natureza, que obstam direito de ir e vir, que geram caos e que têm por conteúdo manifestações antidemocráticas, de retorno da Ditadura Militar, de questionamento da Constituição e questionamento de uma eleição legitimamente feita e que venceu a maioria soberanamente através do voto, isso deriva para algo ilícito, de natureza civil, e de natureza penal”, afirma.

Contatos: brunol.santos@estadao.com; iander.porcella@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X