CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Instituto Água e Terra promove atividades com crianças na Região Metropolitana de Curitiba
Em alusão ao Dia da Árvore de 2022, IAT promove atividades com crianças na RMC -Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST

Instituto Água e Terra promove atividades com crianças na Região Metropolitana de Curitiba

As ações aconteceram no Parque Estadual Serra da Baitaca, com atividades práticas de educação ambiental, em parceria com a Prefeitura de Quatro Barras. Além disso, o......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Instituto Água e Terra promove atividades com crianças na Região Metropolitana de Curitiba
Em alusão ao Dia da Árvore de 2022, IAT promove atividades com crianças na RMC -Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST

O Instituto Água e Terra (IAT) promoveu nesta terça-feira (25) uma série de atividades educativas para os alunos da rede pública de ensino da cidade de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O objetivo foi despertar nos estudantes a conscientização para preservação e recuperação do meio ambiente.

As ações aconteceram no Parque Estadual Serra da Baitaca, com atividades práticas de educação ambiental, em parceria com a Prefeitura de Quatro Barras. Além disso, o Dia Mundial da Árvore de 2022 (21 de setembro) também foi lembrado com o plantio de mudas nativas, das espécies imbuia, cedro-rosa, tarumã e canela-sassafrás.

Participaram cerca de 60 alunos do 3º e 5º ano da Escola Municipal Izair Lago. Os técnicos do IAT apresentaram aos estudantes conceitos importantes como biodiversidade, habitat natural e biomas regionais, além de explicarem sobre a importância de todos preservarem as florestas, despertando a consciência de proteger os animais silvestres.

“Princípios como cidadania e preservação ambiental são melhor fixados quando somos ainda pequenos. As crianças têm um poder muito grande de absorção, compreensão e apreensão de conteúdos e informações”, disse a técnica do IAT no Setor de Educação Ambiental, Ângela Pazzini. “Elas são portas abertas para o conhecimento, além de se transformarem em agentes multiplicadores”.

As atividades práticas são complementadas na sala de aula, onde os professores escolhem entre redação e desenho para que as crianças demonstrem o que de fato aprenderam. O IAT levou para o parque jogos de dominó e tabuleiro, além de mudas de árvores nativas para plantio.

PRESERVAÇÃO – O chefe regional do IAT na Região Metropolitana de Curitiba, Luiz Fornazzari Netto, falou da importância dos Parques Estaduais, em especial o de Quatro Barras. “Nós temos aqui as montanhas e as cachoeiras, e é importante conhecer para cuidar. É uma área de proteção ambiental e que a gente também pode utilizar”, afirmou.

Arthur, de 9 anos, e estudante do 3º ano, mostrou que absorveu bastante conteúdo durante as atividades. “Eu gostei de plantar árvore e brincar. Aprendi que temos que cuidar das nossas matas, senão os animais não terão onde morar”, disse.

PLANTIO – As mudas são produzidas nos Viveiros Florestais do IAT. Ao todo, o Estado possui 19 unidades com capacidade de produção de 3 milhões de mudas de árvores nativas por ano, inclusive as ameaçadas de extinção.

Fonte: AEN

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN