CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Operação do TCE-SP encontra irregularidades em unidades de saúde geridas por OSs

O relatório da auditoria ainda não foi concluído, mas o Estadão apurou que a situação em alguns hospitais é considerada “vexatória”. Os fiscais também reportaram paredes...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Médicos ausentes no horário de expediente, remédios vencidos, equipamentos quebrados, hospitais superlotados e outras irregularidades foram encontradas em uma fiscalização surpresa feita nesta quinta-feira, 20, pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) em unidades de saúde de 120 municípios paulistas. Todas são geridas por organizações sociais.

O relatório da auditoria ainda não foi concluído, mas o Estadão apurou que a situação em alguns hospitais é considerada “vexatória”. Os fiscais também reportaram paredes mofadas, infiltrações, buracos no teto, móveis estragados, janelas quebradas e banheiros interditados.

Outro dado considerado preocupante é que 61% das unidades de saúde visitadas não estão com a vistoria do Corpo de Bombeiros em dia. A fiscalização também cita irregularidades no armazenamento de remédios e de prontuários dos pacientes.

Ao todo, 273 unidades de saúde – 41 da rede estadual e 236 das redes municipais – foram fiscalizadas. O governo de São Paulo e os municípios paulistas já repassaram mais de R$ 17 bilhões para organizações sociais em 2022.

O TCE-SP vai notificar os prefeitos, secretários ou servidores responsáveis pelos contratos de gestão das unidades. Eles terão dez dias, a contar da notificação, para apresentar justificativas e corrigir as irregularidades.

Se os problemas não forem solucionados, o tribunal pode impor multas, exigir a devolução do dinheiro repassado às organizações sociais e acionar o Ministério Público se houve indícios de ilícitos da alçada judicial.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN