CGN
Curitiba – Greca destaca estratégias de economia circular em palestra magna a autoridades argentinas

Curitiba – Greca destaca estratégias de economia circular em palestra magna a autoridades argentinas

Greca foi o principal palestrante no evento “Argentina Economía Circular”, realizado na Bolsa de Comércio de Buenos Aires, com a participação de autoridades políticas e empresários......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Curitiba – Greca destaca estratégias de economia circular em palestra magna a autoridades argentinas

Em Buenos Aires, na manhã desta terça-feira (18/10), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, destacou as estratégias da capital paranaense na promoção da economia circular para o desenvolvimento sustentável. 

Greca foi o principal palestrante no evento “Argentina Economía Circular”, realizado na Bolsa de Comércio de Buenos Aires, com a participação de autoridades políticas e empresários do país vizinho. O prefeito de Curitiba está na capital argentina para participar, nesta semana, da Cúpula Mundial de Prefeitos C40, fórum internacional das autoridades que representam o Grupo de Grandes Cidades para Liderança Climática.

“Curitiba caminha para a transição rumo à economia circular com uma abordagem colaborativa, em parceria com os diversos setores produtivos. A inovação, o uso da tecnologia, e outras iniciativas que sejam lideradas por instituições, indústrias, empresa e comércio, a exemplo da Bolsa de Comércio de Buenos Aires, são imprescindíveis para a construção e o êxito da economia circular”, frisou Greca, ao falar após o prefeito da cidade anfitriã, Horácio Larreta.

Ao abrir a cerimônia, o presidente da Bolsa de Comércio de Buenos Aires, Adelmo Gabbi, citou Curitiba como exemplo de cidade. O prefeito portenho, Horácio Larreta, falou sobre a extensão dos eixos de BRT na capital argentina e mencionou Curitiba como símbolo do transporte sustentável.

A capital paranaense integra o rol dos parceiros mundiais da Fundação Ellen MacArthur, organização de fomento à cultura da economia circular, ao lado de âncoras como a Microsoft, o banco Morgan Stanley, a Starbucks, Sid Lee, agência de criação canadense e a Zalando, empresa multinacional alemã de comércio eletrônico na área de moda.

“A inovação só existe se transformada em processo social. O desenvolvimento equilibrado e ordenado das cidades tem início no planejamento voltado à sustentabilidade urbana e humana. Vencer a burocracia e transformar o que é planejado em prática é a tarefa e o desafio dos prefeitos para uma vida melhor”, reforçou o prefeito curitibano.

Práticas sustentáveis

Em sua apresentação, Greca ressaltou o histórico de Curitiba em projetos e práticas sustentáveis que colocam a capital paranaense como a capital brasileira que mais recicla resíduos (20% do total gerado), como parte do programa Lixo que Não é Lixo. O Câmbio Verde, troca de recicláveis por alimentos, a coleta de material de poda usado para compostagem, a Fazenda Urbana e o Mesa Solidária também foram destacados pelo prefeito.

Caximba e PlanClima

Greca apontou o projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo Caximba como piloto para a implantação em ampla escala dos conceitos de economia circular, com vistas à emancipação social da população envolvida no projeto e a recuperação ambiental da área de implantação. 

Ele ressaltou ainda que o desenvolvimento de estratégias de economia circular já é uma das ações do PlanClima, o Plano de Ação Climática de Curitiba. Além disso, estão em curso na capital paranaense, como parte da parceria com a Fundação Ellen MacArthur, a capacitação técnico-institucional para desenvolver um plano/programa municipal de Economia Circular que deverá ser incorporado às diretrizes do Plano Setorial de Desenvolvimento Econômico, uma das ferramentas do Plano Diretor de Curitiba.

Como parte dos compromissos do C40, Curitiba também está aderindo ao Zero Waste, que prevê o desenvolvimento de uma estratégia, nos próximos dois anos, de ampliação no tratamento dos resíduos orgânicos e redução de descartes. Para até 2030 se pretende reduzir em até 30% o volume de resíduos orgânicos e também em 30% as emissões geradas por descartes de resíduos de uma forma geral.

Economia circular

A economia circular é um modelo de soluções sistêmicas que se baseia em três princípios impulsionados pelo design: eliminar resíduos e poluição, circular produtos e materiais em seu mais alto valor e regenerar a natureza. Em uma economia circular, os modelos de negócio, produtos e materiais são projetados para aumentar o seu uso e reuso, criando assim uma economia em que não há desperdício e tudo tem valor. Fundamentada em uma transição para fontes de energia renovável e materiais renováveis, uma economia circular é distribuída, diversa e inclusiva.

Agenda

Ainda nesta terça-feira,o prefeito Rafael Greca participa de reunião com os secretários de Desenvolvimento Urbano e de Cultura de Buenos Aires para as apresentações do Projeto Cultural Mercado de Abasto e o Projeto Urbano do Parque de La Estación. No encontro, ele apresentará os projetos Rosto da Cidade e o Bairro Novo do Caximba. Ao final do dia, o prefeito Rafael Greca será homenageado com o Diploma de Hóspede de Honra de Buenos Aires, concedido pelo Parlamento da Cidade Autônoma de Buenos Aires.

Na quarta-feira (19/10) serão iniciados os compromissos prévios da Cúpula do C40 com a participação do prefeito em reunião das autoridades da Rede de Cidades do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na quinta (20/10), Greca estará na abertura da Cúpula de Prefeitos do C40, terá encontro com o prefeito de Milão, Giuseppe Sala; e o prefeito de Miami, Francis X. Suarez, e fará visitas técnicas ao Centro de Informação e Formação Ambiental (CIFA), Reservatório Cildañez e ao Bairro Padre Mugica.

Na sexta (21/10) Greca participará do painel “Finanças Inovadoras e Orçamento Climático” e do painel “Fórum de Cidades e Negócios” em que serão tratados investimentos em ônibus elétricos.
Acompanham o prefeito, o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias; e o secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel.

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais