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Imagem referente a Govtechs garantem acesso a serviços públicos nas cidades em feriados e fora do horário comercial
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Govtechs garantem acesso a serviços públicos nas cidades em feriados e fora do horário comercial

Startups que desenvolvem soluções para o governo derrubam as barreiras físicas e ampliam o acesso dos cidadãos a serviços públicos essenciais nas cidades...

Publicado em

Por Redação CGN

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Faça chuva ou faça sol, seja em feriado ou fins de semana, durante o dia, à noite ou até de madrugada. Os serviços públicos digitais que podem ser acessados 24 horas por dia, de casa ou no trabalho, estão caindo no gosto dos brasileiros. 

A tecnologia, que já mudou o modelo de atendimento em diversos segmentos da iniciativa privada, também tem transformado a experiência do cidadão com os serviços governamentais. 

O tradicional balcão nas repartições públicas está sendo substituído por plataformas digitais desenvolvidas por govtechs – startups que desenvolvem soluções digitais e inovadoras para o setor público.

O Brasil é o país com o maior número de startups vendendo para o governo na América Latina. O BrazilLab mapeou cerca de 80 govtechs em operação e mais 1.500 startups com potencial de modelar seu negócio para o mercado B2G (Business to Government) ou atuar em colaboração com o governo.

Segundo o CEO do BrazilLab, Guilherme Dominguez, esse é um ecossistema com grande potencial de crescimento, pois o mercado das govtechs ainda é pouco explorado. “Estamos falando de um setor com alto potencial de retorno econômico, além do evidente impacto social dessas empresas”, diz.

Em um estudo recente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Ministério da Economia, cerca de 94% dos gestores públicos apontam que a oferta digital nas cidades foi ampliada no país, em especial nos últimos dois anos. 

O Mapa de Governo Digital 2022 aponta um crescimento significativo no acesso a documentos online, emissão de certidões, alvarás e outros documentos – que antes eram disponibilizados aos cidadãos somente de forma física e presencial. 

A migração do físico para o digital facilitou o acesso da população a serviços públicos essenciais nas cidades. 

Mesmo com as portas fechadas, mais de 21 milhões de brasileiros já podem utilizar os serviços públicos nos municípios graças à tecnologia desenvolvida por uma govtech brasileira. 

O Aprova Digital – especialista na tramitação de processos para órgãos públicos – criou uma ferramenta para prefeituras que substitui qualquer processo físico, presencial e manual pelo atendimento digital, online e, em alguns casos, instantâneo.

Conectados a um smartphone, tablet ou computador, os cidadãos protocolam pedidos e solicitam documentos que, até então, só poderiam ser requisitados presencialmente em dias úteis, durante o horário comercial.

É possível resolver desde pedidos muito simples, como podas de árvores e troca do número do imóvel, até os mais complexos, como alvarás para construção e habite-se, licenças ambientais, abertura de empresas, reclamações de consumidores, entre outras. 

Para o idealizador e CEO do Aprova Digital, Marco Antonio Zanatta – que vivenciou esses problemas antes de largar a carreira de arquiteto – digitalizar, automatizar e integrar os serviços públicos oferecidos à população têm se mostrado uma tendência em cidades da América Latina. 

“Boa parte do nosso dia a dia é digital e a população também busca uma experiência tão simples e positiva na esfera pública. As prefeituras digitais têm eliminado essa barreira física nas cidades, garantindo rapidez, qualidade e transparência ao atendimento”, ressalta Zanatta.

Serviços rápidos e a qualquer hora

Em Criciúma, município de Santa Catarina, na região Sul do país, a construtora que está com pressa ou fisicamente distante e quer solicitar um alvará em dias e horários que a prefeitura está de portas fechadas, pode optar pelo alvará declaratório para emitir o documento instantaneamente. 

Além de digital, o processo é automatizado. Isso quer dizer que o sistema analisa sozinho, de acordo com as leis da cidade, o que pode ou não ser construído em determinada localização e emite na hora o alvará, caso tudo esteja de acordo.

É tão simples quanto parece. O requerente loga no sistema, digita seus dados e anexa os documentos, clica em alguns botões e consegue aprovar o alvará, sem necessidade de imprimir nada. 

Em Bauru, além de facilitar a rotina de trabalho da arquiteta e urbanista Bruna Martins, o impacto financeiro também foi grande. Além dos gastos com papel para protocolar um requerimento, era necessário custear combustível e estacionamento para se deslocar várias vezes até a prefeitura. 

“Quando um processo voltava com pedido de correções ou ajustes, precisava fazer todo o percurso outra vez. O sistema digital garante agilidade e clareza para realizar processos que antes eram lentos e caros”, conclui a arquiteta.

Texto de Assessoria

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