CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Bolsas da Europa fecham em queda, com BoE, BCE e dados da região no radar

Na agenda de indicadores, a produção industrial da zona do euro cresceu 1,5% em agosto ante julho, acima da previsão de alta de 0,5% dos analistas...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Os mercados acionários da Europa registraram baixa nesta quarta-feira, 12. Investidores monitoraram sinalizações do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) e do Banco Central Europeu (BCE), além de indicadores. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em queda de 0,53%, em 385,88 pontos.

Na agenda de indicadores, a produção industrial da zona do euro cresceu 1,5% em agosto ante julho, acima da previsão de alta de 0,5% dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal. A Oxford Economics afirmou em relatório que a indústria da região resistiu bem em agosto, mas advertiu que haverá piora à frente, projetando queda de cerca de 3% na produção industrial nos meses de inverno locais.

O ING, por sua vez, viu o dado de hoje da indústria da zona do euro como mais um argumento para o Banco Central Europeu (BCE) não recuar do aperto monetário em andamento para combater a inflação. A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que a instituição continuará a responder aos dados e considerou que a inflação seguirá como impulso para os preços na zona do euro.

Na maior economia da região, a Alemanha, o governo reviu em baixa projeções para a economia. Ele espera agora contração de 0,4% no PIB alemão em 2023, com crescimento de 1,4% no ano atual.

No Reino Unido, a produção industrial recuou 1,8% em agosto ante julho, quando analistas previam estabilidade. Ainda no país, o Banco da Inglaterra reafirmou nesta quarta-feira que o programa de compra de títulos (gilts) para apoiar os fundos de pensão termina na sexta-feira, 14, como já planejado, e ressaltou que a comunicação anterior havia sido “absolutamente clara” em contatos com bancos sobre o tema.

O economista-chefe do BoE, Hull Pill, falou em linha similar ao qualificar as operações no mercado de gilts como “temporárias e focadas”, além de renovar o compromisso com o combate à inflação. Nesse contexto, o juro do gilt de 20 anos atingiu hoje máxima em 20 anos, segundo a Dow Jones Newswires, com o mercado acionário britânico reagindo negativamente à postura do BoE.

Na Bolsa de Londres, o índice FTE 100 fechou em baixa de 0,86%, em 6.826,15 pontos.

Em Frankfurt o índice DAX recuou 0,39%, a 1.172,26 pontos.

O índice CAC 40, da Bolsa de Paris, registrou queda de 0,25%, a 5.818,47 pontos.

Em Milão, o índice FTSE MIB fechou em baixa de 1,27%, a 20.466,77 pontos.

Na Bolsa de Madri, o índice IBEX 35 caiu 1,05%, a 7.278,40 pontos.

Em Lisboa, o PSI 20 recuou 1,86%, a 5.190,28 pontos.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN