CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Rússia: mídia divulga vídeos de propaganda sobre a invasão da Ucrânia

Contas vinculadas à mídia controlada pelo estado russo usaram o novo sistema para espalhar dezenas de vídeos em 18 idiomas diferentes, todos sem sinais das fontes...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O governo da Rússia criou mais uma maneira de espalhar desinformação sobre sua invasão da Ucrânia. O método é utilizar truques digitais que permitem que seus vídeos de propaganda de guerra driblem as restrições impostas por governos e empresas de tecnologia.

Contas vinculadas à mídia controlada pelo estado russo usaram o novo sistema para espalhar dezenas de vídeos em 18 idiomas diferentes, todos sem sinais das fontes oficiais. A apuração foi feita por pesquisadores da Nisos, uma empresa de inteligência sediada nos EUA que rastreia desinformação e outras ameaças cibernéticas, de acordo com um relatório divulgado quarta-feira.

Os vídeos narram teorias de conspiração do Kremlin culpando a Ucrânia por vítimas civis. Alegam ainda que os moradores de áreas anexadas à força pela Rússia deram boas-vindas aos ocupantes.

As versões em inglês dos vídeos de propaganda russos estão circulando agora no Twitter e em plataformas menos populares como a Gab e Truth Social, criadas pelo ex-presidente Donald Trump, dando à Rússia um canal direto para milhões de pessoas.

Em uma indicação das ambições do Kremlin também foram criadas versões dos vídeos em espanhol, italiano, alemão e mais de uma dúzia de outros idiomas.

“A genialidade desta abordagem é que os vídeos podem ser baixados diretamente do Telegram e apaga a trilha que os pesquisadores tentam seguir”, diz Patricia Bailey, analista sênior de Inteligência da Nisos.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais