CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Estudante de Cascavel passa em medicina para faculdade pública na Itália
Foto: Divulgação

Estudante de Cascavel passa em medicina para faculdade pública na Itália

Apoio da família e colaboração dos professores foram fundamentais na aprovação...

Publicado em

Por Diego Hellstrom

Publicidade
Imagem referente a Estudante de Cascavel passa em medicina para faculdade pública na Itália
Foto: Divulgação

Podemos afirmar, sem medo de errar, que a estudante Vanessa Perego enche de orgulho não só os familiares e os amigos, mas toda a cidade de Cascavel. A jovem de 20 anos, aluna do Elite Rede de Ensino, foi aprovada, em terceiro lugar, no disputado vestibular de medicina da Universidade de Florença (Itália). Natural da pequena cidade de Medianeira, mudou-se para Cascavel no início do ano a fim de focar totalmente nos estudos e construir uma base ainda mais sólida.

A medicina sempre esteve nos pensamentos da descendente de italianos e estudar no exterior passou a ser um sonho depois que começou a fazer aulas de inglês, em 2019. “Conhecer a língua universal me oportunizou uma baita aprendizagem e a noção de que existem coisas incríveis fora do Brasil também. Tudo que é novo me cativa a aprender e a viver mais, toda experiência é bem-vinda e a Europa tem muito a me apresentar”, salienta Vanessa.

Em janeiro de 2022, por intermédio das redes sociais, a futura médica viu que cursar medicina na Itália seria um sonho possível de realizar. “Fui atrás de outros brasileiros que já faziam a graduação aqui e descobri todos os passos necessários para conquistar a vaga e efetivar a matrícula na faculdade. Paguei mentoria a fim de me ajudar com a documentação e passei a estudar italiano, visando as provas de proficiência e de vestibular”, conta.

O suporte familiar foi primordial para o projeto sair do papel. “Conversei com meus pais e eles me apoiaram tanto emocionalmente, quanto financeiramente para colocar esse sonho em prática. Depois do sim deles, me dediquei totalmente. A burocracia era grande e eu precisava ser aprovada no exame de proficiência em italiano antes de realizar o vestibular. Apesar disso, a possibilidade de fazer um intercâmbio e poder cursar medicina ao mesmo tempo me cativaram bastante a não desistir e a seguir em frente”, afirma.

Vanessa também destaca a importância dos mestres nessa engrenagem. “O apoio e a disponibilidade dos professores e da diretora do Elite foram essenciais, o auxílio em tirar dúvidas foi o diferencial para minha aprovação. Com eles, consegui aprofundar muitos mais os meus conhecimentos em todos os tópicos que o meu vestibular exigia”.

Cascavel deixará saudades

O ano letivo na Universidade de Florença começará em 10 de outubro e a paranaense já está no velho continente contanto os dias para o início das aulas. Vanessa afirma que Cascavel deixará saudades. Questionada se já tem ideia sobre a especialização, ela se arrisca a dizer que fará pediatria. “É bem cedo, mas tenho tendência a me especializar em pediatria, sou apaixonada por crianças. Vou sentir muita falta de Cascavel. É uma cidade incrível e boa demais para morar, eu a amo”.

Futuro na Itália ou no Brasil? Por enquanto, Vanessa deixa nas mãos do destino. “Não sei dizer sobre o futuro. Posso ficar ou voltar, dependerá das oportunidades e se vou me sentir bem aqui, na Europa. Sou muito ligada à minha família e isso talvez me faça prestar o revalida depois que me formar. Mas é algo imprevisível agora. Se eu ficar depois de formada, posso trabalhar nos 27 países da União Europeia, pois meu diploma será válido, sem contar que saio com mestrado feito. Aqui, a tecnologia é muito mais avançada, minha formação será bem mais intensa e teórica”.

Fonte: Divulgação

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais