CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Atendimento nas Unidades de Saúde terão atendimento ampliado em razão do Outubro Rosa

Atendimento nas Unidades de Saúde terão atendimento ampliado em razão do Outubro Rosa

Segundo o secretário de Saúde, Miroslau Bailak, os trabalhos de prevenção à saúde da mulher prioridades da rede de atenção primária. “Vale destacar que o governo...

Publicado em

Por Isabella Chiaradia

Publicidade
Imagem referente a Atendimento nas Unidades de Saúde terão atendimento ampliado em razão do Outubro Rosa

A prevenção ao câncer de mama e outras doenças do universo feminino é reforçada neste mês, por conta da campanha do Outubro Rosa, realizada em todo o país. O Município de Cascavel também faz parte da rede de enfrentamento e realizará durante todo este mês atendimentos focados nas mulheres na rede de saúde pública, inclusive com atendimento noturno em algumas instituições.

Todas as 44 unidades de saúde de Cascavel receberão em algum momento ações da campanha. A Secretaria de Saúde estenderá o horário de atendimento de algumas unidades até 22h para que possa atender ainda mais mulheres e assegurar o trabalho de prevenção. As ações começam já nesta segunda-feira (3), quando as unidades do Santa Cruz, Floresta, Guarujá atenderão até 22h e as unidades do Cidade Verde e Rivieira até 19h e Maria Luiza até 18h, todas já terão ações preventivas. O cronograma muda diariamente.  

Dentre os atendimentos será realizado o exame cipatológico de colo de útero (preventivo) por médico. E também será feito o encaminhamento para solicitação de mamografia, que são realizadas nas unidades de referência Ceonc e Uopeccan.

Na oportunidade, também terão sala de espera com orientações sobre os exames e os cânceres de colo uterino e de mama. “A mamografia é recomendada a cada dois anos para mulheres entre 50 a 69 anos. O citopatológico deve ser feito a cada três anos para mulheres de 25 a 64 anos, desde que com histórico de dois exames anuais negativos”, explica a assistente técnica da Sesau, enfermeira Mônica Grutzmacher.

Segundo a profissional, o Outubro Rosa “é uma campanha que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente, sobre o câncer de colo de útero”.

Ainda está sendo definida uma caminhada em alusão à campanha, que será informada em breve.


Segundo o secretário de Saúde, Miroslau Bailak, os trabalhos de prevenção à saúde da mulher prioridades da rede de atenção primária. “Vale destacar que o governo municipal, por meio da gestão do prefeito Paranhos, tem sempre trabalhado intensamente nas ações de prevenção com as cascavelenses. Neste mês, as ações são reforçadas, mas a Secretaria de Saúde já tem esses serviços oferecidos gratuitamente à população durante todo o ano”, conclui.

Fonte: Assessoria

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais