CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a TRE-RJ busca importar biometria de 1,8 milhão de eleitores
© Tomaz Silva/Agência Brasil

TRE-RJ busca importar biometria de 1,8 milhão de eleitores

A Justiça Eleitoral do Rio está tentando importar hoje (2), durante a votação, a biometria de cerca de 1,8 milhão de eleitores, cadastrada em órgãos de identificação parceiros,......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a TRE-RJ busca importar biometria de 1,8 milhão de eleitores
© Tomaz Silva/Agência Brasil

A Justiça Eleitoral do Rio está tentando importar hoje (2), durante a votação, a biometria de cerca de 1,8 milhão de eleitores, cadastrada em órgãos de identificação parceiros, como o Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Ao votar, a Justiça Eleitoral valida a digital.

“Todo eleitor que teve os dados importados vai passar pela validação da biometria”, disse o juiz auxiliar da vice-presidência e corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), Rudi Baldi.

Ele afirmou que serão feitas até quatro tentativas para fazer a biometria de 1,8 milhão de eleitores. Se não conseguir confirmar, eles farão a comprovação de presença por meio de assinatura no cadastro da mesa da seção eleitoral.

Notícias relacionadas:

Justiça Eleitoral usará pleito para avançar no registro de biometria.TSE disponibiliza aplicativos para serviços e consulta de resultados.Ele afirmou que serão feitas até quatro tentativas para fazer a biometria de 1,8 milhão de eleitores. Se não conseguir confirmar, eles farão a comprovação de presença por meio de assinatura no cadastro da mesa da seção eleitoral.

“Na ponderação entre as vantagens esperadas por essa iniciativa e esse pequeno transtorno, a balança pesa positivamente”, completou.

“Na prática, prendendo o eleitor talvez não mais que 10 segundos na seção eleitoral, por motivo bastante relevante e importante para a Justiça Eleitoral. Nós aqui estamos falando de segurança do processo eleitoral, com a identificação precisa e mais ágil de cada eleitor”, observou.

O juíz acrescentou que entre as vantagens de avançar na biometrização, está a economia de recursos e de energia para não fazer novamente um trabalho de coleta de dados que já tenha sido realizada pelos órgãos de identificação. A outra vantagem, segundo ele, é a comodidade dos eleitores, que terão os dados validados e posteriormente anexados à Justiça Eleitoral.

“ Esses eleitores não precisarão retornar à Justiça Eleitoral exclusivamente para coletar os seus dados biométricos”, afirmou, destacando que a meta do TSE é conseguir 100% dos eleitores biometrizados em todo o Brasil e lembrando que o processo foi atrasado por causa da pandemia.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN