CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Alívio externo por ação do Fed e Super Terça permite alta do Ibovespa

Além disso, os investidores avaliam melhor a decisão extraordinária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) de cortar a taxa de juros em...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Os mercados externos têm uma manhã de alívio nesta quarta-feira, 4, após uma terça-feira de gangorra nas bolsas, o que não foi diferente na B3. É sob esse ambiente é que o Ibovespa iniciou o dia, que ainda tem em mãos os dados das Contas Nacionais Trimestrais do ano passado, com o Produto Interno Bruto (PIB). A alta nos mercados acionários internacionais tem como pano de fundo o avanço do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Joe Biden nas prévias dos democratas. Biden venceu em nove Estados norte-americanos na Super Terça das primárias do Partido Democrata, deixando em segundo lugar o senador Bernie Sanders.

Além disso, os investidores avaliam melhor a decisão extraordinária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) de cortar a taxa de juros em meio ponto porcentual ontem, e que provocou queda das bolsas. Hoje, no entanto, os índices futuros de Nova York sobem acima de 2%. Há expectativa de que outros bancos centrais adotem postura semelhante para tentar conter os efeitos do vírus sobre as economias.

Os investidores, afirma o estrategista-chefe do Grupo Laatus, Jefferson Laatus, estão “digerindo” o corte do Fed e avaliando a possibilidade de uma nova queda na reunião, cuja decisão sairá no dia 18 – mesmo dia do Comitê de Política Monetária (Copom).

Após a decisão do Fed, passaram a crescer as expectativas de diminuição da taxa Selic, que atualmente está em 4,25% ao ano, o que já deu impulso para o setor de consumo na B3 ontem. Na noite de ontem o Banco Central divulgou nota afirmando que está “monitorando atentamente os impactos do surto da epidemia nas condições financeiras e na economia brasileira”.

A economista-chefe da Veedha Investimentos, Camila Abdelmalack, pondera que talvez hoje não tenha tanto espaço para alta forte dos papéis de consumo na Bolsa. Além disso, cita que embora o PIB do quarto trimestre e de 2019 tenha vindo dentro do esperado, ainda não computou os impacto do coronavírus, o que tende a influenciar desfavoravelmente as vendas, em especial a do Dia das Mães.

“Por mais que tenha essa questão de novo corte de juros, que pode ser benéfico para as ações do setor varejista, tem o temor com o abastecimento de produtos vindos da China”, descreve a economista.

De acordo com ela, o desempenho do PIB no quarto trimestre e consolidado de 2019, em linha com o esperado, não altera as preocupações em relação às perspectivas de desaceleração da economia interna à frente. Conforme Camila, é um dado “bom”, pois evita causar novo tumulto neste momento de incertezas. “É fato que tem muita influência da queda dos juros amparando a alta do consumo das famílias, por exemplo, com tendência de melhora em 2020. No entanto, tem o coronavírus, e esse impacto pode prejudicar as vendas do Dia das Mães, por mais que as questões macro ajudem”, pondera.

Segundo a economista, por mais que ocorram substituições de produtos, caso de eletroportáteis, para essa data, que é considerada uma das principais para o varejo brasileiro, a oferta tende a ficar comprometida, por causa do surto do vírus, iniciado na China. Ou seja, além da possibilidade de um primeiro trimestre ruim, o trimestre seguinte também pode ter desempenho fraco para o varejo. “Apesar da expectativa de mais corte de juros, há outros embaraços que acabam prejudicando essa transmissão da queda de juros para o consumo. É preciso avançar nas reformas. A tendência é de melhora para a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), mas poderia ser melhor se agenda de privatizações rodasse.”

Às 10h38, o Ibovespa subia 1,34%, aos 106.950,59 pontos.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN