CGN
Japoneses criam ‘barata ciborgue’ para atuação em desastres naturais
Reprodução/8 News/ABC

Japoneses criam ‘barata ciborgue’ para atuação em desastres naturais

A novidade é do instituto Riken e as baratas seriam controladas remotamente por um sistema sem fio para atuação em desastres naturais. Segundo os estudiosos, os insetos...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Publicidade
Japoneses criam ‘barata ciborgue’ para atuação em desastres naturais
Reprodução/8 News/ABC

Barata ciborgue. Não, você não leu errado: os insetos mais temidos da vida doméstica podem ser a salvação da humanidade em um futuro próximo. Pelo menos é o que prevê uma equipe de pesquisadores japoneses, que têm investido esforços para criar as chamadas baratas ciborgues.

A novidade é do instituto Riken e as baratas seriam controladas remotamente por um sistema sem fio para atuação em desastres naturais. Segundo os estudiosos, os insetos poderão ajudar a inspecionar áreas perigosas ou monitorar o meio ambiente futuramente. Para isso, eles equiparam algumas baratas com uma espécie de “mochila” impressa em 3D que contém uma película flexível de células solares e uma bateria. 

A película, cuja espessura equivale a cerca de 1/25 de um fio de cabelo, permite que a barata ciborgue se mova, além de enviar sinais sensoriais capazes de guiar o inseto. O módulo de células solares foi inserido no abdome da barata. 

“O módulo de célula solar orgânica ultrafina montada no corpo atinge uma potência de 17,2 mW, que é mais de 50 vezes maior do que a potência dos atuais dispositivos de coleta de energia de última geração em insetos vivos”, explica o pesquisador Kenjiro Fukuda, que liderou o experimento do Riken.

Segundo o especialista, o sistema poderá ser implementado em outros insetos futuramente. “Como a deformação abdominal não é exclusiva das baratas, nossa estratégia pode ser adaptada a outros insetos, como besouros, ou talvez até insetos voadores como cigarras”, explica.

Fonte: Bhaz

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais