CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

MPF-MG propõe acordo a sete jovens que nas redes defenderam ‘Bolsonaro no caixão’

A avaliação do procurador Cleber Eustáquio Neves foi a de que, com as mensagens, os internautas ‘livres e conscientemente’, praticaram o delito de incitação pública à...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O Ministério Público Federal em Minas Gerais, ofereceu uma espécie de acordo para sete jovens, de 24 a 28 anos, que publicaram mensagens no Twitter com ‘incitação à prática de atos de violência contra a vida e a integridade física’ do presidente Jair Bolsonaro à época em que o chefe do Executivo visitou Uberlândia, em 2021.

A avaliação do procurador Cleber Eustáquio Neves foi a de que, com as mensagens, os internautas ‘livres e conscientemente’, praticaram o delito de incitação pública à prática de crime. Um dos tweets que levaram à investigação registrava: “Bolsonaro em Udia amanhã … Alguém fecha virar herói nacional?”.

Ao grupo, foi ofertado uma transação penal, acordo em que o investigado aceita cumprir pena antecipada de multa ou restrição de direitos, para evitar responder a um processo. Tal tipo de oferta só cabe em casos de delitos de menor potencial ofensivo e se o suspeito for primário e com bons antecedentes.

As mensagens que levaram à proposta de transação penal foram identificadas pelo serviço de inteligência da Polícia Militar, a começar pelo comentário sobre ‘alguém virar herói nacional’. As outras publicações vieram em resposta a essa primeira:

– “Só preciso da arma”

– “BOLSONARO se vier a Uberlândia voltará pra casa num caixão, não é ameaça é comunicação”

– “BOLSONARO em Uberlândia amanhã. Né possível que não tem um sniper nessa cidade. Aqui produz tanto maluco, um lúcido e armado, seria demais? Nunca te pedi nada @deus”

– “Bom, faço um pix de 500 reais para quem quiser brincar de tiro ao alvo (e o alvo é o BOLSONARO) amanhã em Uberlândia”

– “um recado para os corajosos de plantão: BOLSONARO estará aqui em Uberlândia hoje, quinta-feira, então assim sabe, se quiser vir e pá…fazer e tals… concluir…terminar o que…sei lá né, fica a dica aí”

– “BOLSONARO vindo pra Uberlândia, quem vai ser o esperto pra acertar a facada dessa vez”

À época em que as mensagens foram publicadas, o Estadão mostrou que a Polícia Federal chegou a intimar ao menos 25 pessoas sobre mensagens nas redes sociais que mencionavam Bolsonaro. A investigação foi aberta após comentário que citava uma visita do presidente à cidade e questionava alguém gostaria de se tornar “herói nacional”.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN