CGN
A primavera está chegando: veja como será o clima no Brasil durante a estação
© Arquivo/Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A primavera está chegando: veja como será o clima no Brasil durante a estação

No Sul do País, há expectativa para a formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha com chuva, vento e frio, e talvez até queda de...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade
A primavera está chegando: veja como será o clima no Brasil durante a estação
© Arquivo/Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Marcada para começar às 22h04 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 22, a primavera é a estação do ano que marca a transição do inverno – clima seco em grande parte do País com episódios de frio – para o verão, período de predomínio do ar quente e úmido. Em quase todo o Brasil, significa a volta da chuva e do calor, segundo a Climatempo. Mas há possibilidade também de dias frios ainda no início da estação.

No Sul do País, há expectativa para a formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha com chuva, vento e frio, e talvez até queda de neve, conforme prevê a MetSul. A estação mais florida do ano se estende até às 18h48 de 21 de dezembro.

Conforme a Climatempo, pelo terceiro ano consecutivo, a La Niña influencia toda a estação, com previsão de enfraquecimento no verão. O fenômeno, definido como ocêanico-atmosférico, ocorre quando as águas superficiais da região da linha equatorial do Oceano Pacífico sofrem um resfriamento anormal, alteração que afeta as chuvas e as temperaturas.

Novas frentes frias que vão passar entre esta quinta-feira e domingo, 25, entre o Sul e o Sudeste do País deixam as temperaturas mais baixas no início da estação nestas regiões. O Estado de São Paulo, por exemplo, deve voltar também a receber chuva nesta época, devido à entrada destas instabilidades – o que já significa um retorno um pouco antecipado da chuva fora da época, geralmente meados de outubro.

Em São Paulo, os primeiros dias da primavera serão marcados com sol entre nuvens e possibilidade de chuva no fim de semana. A temperatura também permanece mais baixa, principalmente no sábado e no domingo.

Temperatura nos próximos dias em São Paulo:

Quinta-feira, 22 – entre 15ºC e 24ºC

Sexta-feira, 23 – entre 12ºC e 22ºC

Sábado, 24 – entre 9ºC e 21ºC

Domingo, 25 – entre 12ºC e 22ºC

Segunda-feira, 26 – entre 15ºC e 21ºC

Frente fria impacta em maior quantidade de chuva

Ainda durante a primavera, várias frentes frias vão avançar para o Sudeste do Brasil, mas a maioria com maior impacto nas áreas próximas ao litoral.

“Na Região Sudeste, o resfriamento mais notável causado por estas frentes frias será nas áreas próximas ao litoral, atingindo áreas como o sul e o leste de São Paulo, o Estado do Rio de Janeiro, o Estado do Espírito Santo, parte do sul de Minas e da Zona da Mata Mineira. Eventualmente alguma frente fria poderá influenciar áreas do Centro-Oeste, facilitando a formação de áreas de chuva e aliviando o calor”, disse a Climatempo.

A previsão é que, ao longo do mês de outubro, os volumes de chuva fiquem um pouco acima da média no norte de São Paulo, dentro da média em grande parte do noroeste, região central e áreas do nordeste e norte paulista, incluindo a Grande São Paulo.

Em relação às temperaturas, elas devem ficar dentro da média em todas as regiões do Estado na primavera como um todo. “Ainda vamos ter grandes oscilações de temperatura ao longo do mês de outubro. Já para novembro, é um cenário bem semelhante ao que se espera de dezembro – chuva um pouco abaixo da média na maior parte do Estado de São Paulo, isso inclui a capital, Vale do Paraíba, região central, oeste, sul de São Paulo”, prevê a Climatempo.

A entrada constante de frentes frias, no entanto, também reforça o ar frio e seco no Estado de São Paulo, ao longo da estação, de acordo com a Climatempo. “A previsão indica que essas massas de ar frio ainda ocorram no mês de novembro, até pelo menos a primeira quinzena de dezembro. Isso não deve produzir temperaturas muito baixas, mas vai deixar o tempo seco por mais tempo.”

A Região Centro-Oeste do Brasil pode ter aumento de chuva, mas não há previsão de temporais com grande volume ao longo da estação. Deve ser observado o aumento da umidade e do calor acima da média no decorrer da primavera, de acordo com a Climatempo.

No Norte do País, estão previstas temperaturas mais elevadas, mas, a partir de novembro, a influência de frentes frias deve chegar ao Brasil, aumentando a umidade na região. Em dezembro, a expectativa é de volume de chuva um pouco acima da média em partes do Amazonas e do Tocantins.

Já no Nordeste, embora esteja prevista chuva acima da média em razão do fenômeno La Niña, as frentes frias não devem ter grande influência sobre a região, assim como na previsão de fortes temporais. As temperaturas devem se manter próximas e acima da médica em toda o Nordeste no decorrer da primavera.

Previsão de ciclone, frio, geada e até neve no Sul do País

No Sul do País, a MetSul alerta que o começo da primavera pela formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha com chuva, vento e frio, e talvez até queda de neve, com geada na sequência com o predomínio do ar frio de alta pressão atmosférica sobre a região.

Um ciclone se forma no fim desta quinta-feira sobre o Oceano Atlântico, junto à costa gaúcha, a partir de um centro de baixa pressão que vai cruzar o território gaúcho no decorrer do dia com instabilidade. As rajadas de vento devem persistir durante a madrugada e manhã desta sexta-feira, principalmente no sul e no leste gaúcho. Os ciclones extratropicais no Atlântico Sul ocorrem em qualquer época do ano entre o outono e a primavera.

Ainda nesta quinta-feira, uma área de baixa pressão cruzará o Rio Grande do Sul e vai se aprofundar, trazendo também muitas nuvens e chuva em diversas regiões.

Embora a chance de nevar seja baixa, existe a possibilidade de queda de neve nas áreas de maior altitude de Santa Catarina no começo do dia desta sexta-feira. “Simulação projeta chance de neve a partir da interação ciclônica com o ar polar”, informou a MetSul.

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais