CGN
Curitiba – Conheça os homenageados com a medalha da Ordem da Luz dos Pinhais

Curitiba – Conheça os homenageados com a medalha da Ordem da Luz dos Pinhais

1) Alexandre Jarschel de Oliveira – Secretário Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação......

Publicado em

Por Prefeitura de Curitiba

Publicidade
Curitiba – Conheça os homenageados com a medalha da Ordem da Luz dos Pinhais

O prefeito Rafael Greca entregou nesta quarta-feira (21/9) a medalha da Ordem da Luz do Pinhais para os seguintes homenageados (em ordem alfabética):

1) Alexandre Jarschel de Oliveira – Secretário Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação

Alexandre Jarschel de Oliveira nasceu em 1986 em Curitiba.

Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), é mestre em Governança e Sustentabilidade pelo Instituto Superior de Administração e Economia (Isae/FGV). Em 2017, fez extensão universitária em Planificación Participativa – Mecanismos de Implementación de Los ODS – Comision Economica para America Latina y el Caribe, Cepal, Chile. 

Atuou nas áreas de direito penal, administrativo e tributário de empresas nacionais e internacionais, como o HSBC Bank Brasil S.A e a Vivo S.A., e foi consultor do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais Ltda (Cescage).

Foi presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), autarquia da Prefeitura de Curitiba, de 2017 a 2019, quando assumiu a Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).

É presidente do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração de Capitais (Fonac), em sua segunda gestão.

2) Cida Borghetti – Ex-governadora do Paraná

Ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, 57 anos, é formada em Administração Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Tem especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trilhou uma carreira pública no Paraná, tendo sido deputada estadual, deputada federal, vice-governadora e governadora do Estado. É uma das principais referências nacionais no tema Primeira Infância, período que vai do nascimento aos 6 anos de idade. Cursou o programa de liderança executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância na Universidade de Harvard.

É reconhecida nacionalmente pelo trabalho em favor das mulheres, crianças e adolescentes, saúde preventiva, combate e tratamento do câncer de mama e o cuidado especial com as pessoas. Hoje, exerce o cargo de embaixadora mundial da Organização Mundial da Família, trabalho no qual tem usado sua experiência na primeira infância para conhecer novos projetos internacionais e, no futuro, aplicá-los no Brasil.

Cida Borghetti é ainda empresária, foi a primeira mulher eleita presidente da Associação Giuseppe Garibaldi e, em 2021, foi nomeada conselheira administrativa da Itaipu.

3) Dom José Antonio Peruzzo – Arcebispo de Curitiba

Dom José Antonio Peruzzo, 62 anos, atual arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, é mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico e doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, ambas em Roma (Itália). Atua como bispo referencial da Catequese na Regional Sul 2 do Paraná. Dentro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é presidente da Comissão Episcopal da Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, além de ser referência na atuação da Pastoral da Pessoa Idosa.

Hoje, também atua como presidente da Cáritas Curitiba, instituição de propósito social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário de pessoas em vulnerabilidade social. O cargo permite que realize ações em defesa da vida e na participação da construção de uma sociedade justa, igualitária e plural. A Cáritas Curitiba está, no momento, direcionada ao atendimento a migrantes e refugiados, a partir de infraestruturas como a casa de passagem localizada no bairro Capão da Imbuia.

4) Geci Labres de Souza Junior – superintendente do Complexo Hospitalar do Trabalhador

Diretor-geral do Hospital do Trabalhador, desde janeiro de 2003, Geci Labres de Souza Junior teve papel fundamental na formação do atual Complexo Hospitalar do Trabalhador, em 2019, quando houve a expansão do modelo de funcionamento da instituição para outras cinco unidades: Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábiopalatal, Hospital de Reabilitação, Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica Oswaldo Cruz, Hospital Regional da Lapa São Sebastião e Centro Regional de Atendimento Integrado ao Deficiente.

Desde então, Souza Junior atua como superintendente de todo o Complexo Hospitalar. Teve papel de destaque na gestão das instituições durante os períodos mais críticos da pandemia da covid-19, em momentos de grande pressão no sistema de saúde e ocupação máxima de leitos hospitalares.  

Souza Junior é graduado em Medicina (1982/1989) e pós-graduado em Ginecologia e Obstetrícia (1989/1991) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É especialista, ainda, em Gestão da Clínica, Administração Hospitalar, Gestão Hospitalar do SUS e Gestão de Emergência do SUS. Tem aperfeiçoamento em Administração Hospitalar e curso de Instrutor de Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia, pela American Academy of Family Physicians.

Médico servidor público desde 1994, atuou ainda como coordenador do Serviço de Obstetrícia do Hospital do Trabalhador, entre 1998 e 2003, antes de assumir a direção da instituição. Natural de Curitiba, tem 58 anos de idade. 

5) Haroldo Jacobovicz – empresário

Haroldo Jacobovicz nasceu em 1961 em Curitiba, onde se formou Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná, em 1983. Um ano antes de sair da universidade criou sua primeira empresa, a Microsystem, voltada à informatização do comércio varejista.

No início da década de 1990 foi precursor no desenvolvimento de soluções para a modernização de órgãos públicos, construindo alicerces fundamentais para que a capital paranaense, anos depois, ganhasse destaque entre as comunidades mais inteligentes e conectadas do mundo. Por meio do Grupo e-Governe fornece serviços de softwares de gestão tributária, financeira, administrativa, saúde e educação para prefeituras de diversas regiões do país.

Sua trajetória também inclui atuação nos setores de geração de energia, telecomunicações, tecnologia e mais recentemente virtualização de computadores.

Fundou no fim de 2021 a Arlequim Technologies, startup que propõe uma nova forma de usufruir da tecnologia, ao atribuir alto desempenho a computadores antes limitados ou obsoletos. Filantropo, apoia ações sociais voltadas à saúde, educação, cultura e causa animal em Curitiba e região por meio do Instituto Haroldo Jacobovicz, que também é parceiro do programa Mesa Solidária da Prefeitura de Curitiba.

6) João Casillo – Advogado

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 1968, João Casillo, 78 anos, obteve o título de mestre e doutor em Direito em 1979 e 1984, respectivamente, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

Fez inúmeros cursos no exterior, foi professor da Faculdade de Direito de Curitiba, bem como das universidades Católica e Federal do Paraná, esta última nos cursos de bacharelado, mestrado e doutorado.

Casillo é autor dos livros “Erro como Vício da Vontade”, “Dano à Pessoa e sua Indenização”, “O Direito e a Arte – Uma Coletânea” e “O Direito e a Filatelia – A Arte dos Selos”.

Com ampla experiência no atendimento de empresas estrangeiras, Casillo atua ativamente nas relações internacionais e exerce atualmente as funções de cônsul honorário da Bélgica na capital paranaense. Como advogado, atua na área de Direito Empresarial há mais de 50 anos.

Sensível às causas sociais, o advogado é parceiro da Prefeitura de Curitiba no Mesa Solidária, programa que tem uma das unidades situada sob o Viaduto do Capanema, junto da Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo. O nome é uma homenagem à advogada, filha de João Casillo, que morreu no início deste ano.

Leia a Matéria completa no site: www.curitiba.pr.gov.br

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais