CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Bolsonaro fica de frente para Moraes em posse no STJ após tuíte sobre TSE

Como mostrou a coluna Jogo Político, aliados do presidente se irritaram com a decisão do TSE, que foi vista como mais um movimento de restrição imposto...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou há pouco à solenidade de posse da nova direção do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Pela disposição dos lugares destinados às autoridades, o chefe do Executivo ficou de frente para o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na tarde desta quinta-feira, 25, Bolsonaro reagiu no Twitter à decisão da Corte de permitir que mesários retenham celulares dos eleitores no momento do voto para garantir o sigilo. “Respeitar a democracia é muito diferente de assinar uma ‘cartinha'”, criticou.

Como mostrou a coluna Jogo Político, aliados do presidente se irritaram com a decisão do TSE, que foi vista como mais um movimento de restrição imposto por Moraes. O Broadcast Político apurou que o tuíte do presidente foi uma reação direta ao Tribunal e que a versão publicada na rede social é mais “light” que a original.

Na cerimônia de hoje, a ministra Maria Thereza de Assis Moura e o ministro Og Fernandes tomam posse, respectivamente, nos cargos de presidente e vice-presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal (CJF). Bolsonaro chegou ao local acompanhado do presidente do STF, Luiz Fux, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Também estão presentes os ministros do STF Gilmar Mendes, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, André Mendonça e Kassio Nunes Marques. Da Esplanada do Ministérios, compareceram Paulo Guedes (Economia), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa), Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União) e Anderson Torres (Justiça). O governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB), candidato à reeleição, e a vice em sua chapa, a deputada Celina Leão (PP), também foram à solenidade.

As críticas de Bolsonaro no Twitter ocorrem também dois dias após a Polícia Federal (PF) realizar uma operação contra empresários acusados de defender um golpe caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença as eleições em outubro. Ontem, durante encontro com lideranças religiosas na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), em sua campanha pela reeleição, o presidente comentou pela primeira vez de forma pública a ação da PF. “Cadê aquela turminha da carta pela democracia?”, ironizou.

Nesta terça-feira, 23, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados a oito empresários que apoiam Bolsonaro. A operação ocorreu um dia após o chefe do Executivo dizer, em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, que o conflito com o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estaria “superado”. Integrante do STF, Moraes foi quem autorizou a operação.

Contato: [email protected]

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com [email protected]

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN