CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Maioria das Bolsas da Europa fecha em baixa, com temor sobre juros e energia

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 0,96%, em 433,17 pontos....

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Os mercados acionários da Europa registraram quedas, em sua grande maioria, nesta segunda-feira. Temores com altas de juros, na região e também nos Estados Unidos, pesaram no sentimento, em jornada também de alta forte no gás, outra preocupação importante no continente.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 0,96%, em 433,17 pontos.

Na política monetária local, Joachim Nagel, dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do BC alemão, afirmou em entrevista publicada no fim de semana que o BCE precisa continuar a elevar os juros, diante da inflação elevada, mesmo com riscos crescentes de recessão na Alemanha, apontados nesta segunda pelo próprio Bundesbank.

Na quinta-feira, o BCE publica a ata de sua última reunião, na qual a taxa de juros foi elevada em 50 pontos-base. Nos EUA, haverá nesta semana o simpósio de Jackson Hole, no qual o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) deve, segundo vários analistas, reforçar a postura de elevações de juros para conter a inflação, o que tende a provocar perda de fôlego na economia dos EUA, com efeitos globais.

Voltando à Europa, continua em foco a questão da energia. Houve nova onda de cautela, com alta nos preços do gás nos mercados, após a estatal russa Gazprom dizer que suspenderá por três dias o fornecimento pelo gasoduto Nord Stream, por serviços de manutenção.

Investidores temem a chance de uma paralisação mais permanente, no contexto da guerra russa na Ucrânia e das sanções europeias contra Moscou. O Rabobank destaca a “crise de energia europeia”, nesse contexto, que para o banco “sem dúvida não está diminuindo”.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em baixa de 0,22%, em 7.533,79 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX caiu 2,32%, a 13.230,57 pontos.

O índice CAC 40, da Bolsa de Paris, registrou queda de 1,80%, a 6.378,74 pontos.

Na Bolsa de Milão, o índice FTSE MIB recuou 1,64%, a 22.165,66 pontos.

Em Madri, o índice Ibex 35 caiu 0,64%, a 8.284,80 pontos.

Na Bolsa de Lisboa, o índice PSI 20 foi na contramão da maioria e subiu 0,09%, a 6.269,44 pontos, após chegar a cair em parte do dia.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN