CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Curitiba – Abrigos da FAS acolheram 1.174 pessoas em situação de rua; trabalho continua
Abrigos da Prefeitura acolheram 1.174 pessoas em situação de rua. Curitiba, 19/08/2022. Foto: Andre Wormsbecker / FAS.

Curitiba – Abrigos da FAS acolheram 1.174 pessoas em situação de rua; trabalho continua

Durante toda a noite, equipes da Fundação de Ação Social (FAS) percorreram as ruas da cidade, em busca de desabrigados, para oferecer atendimento. Foram 270 abordagens......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Curitiba – Abrigos da FAS acolheram 1.174 pessoas em situação de rua; trabalho continua
Abrigos da Prefeitura acolheram 1.174 pessoas em situação de rua. Curitiba, 19/08/2022. Foto: Andre Wormsbecker / FAS.

A Prefeitura acolheu 1.174 pessoas em situação de rua na noite desta quinta-feira (18/8) e madrugada desta sexta-feira (19/5), quando as temperaturas despencaram em Curitiba, em função de uma massa de ar polar que atingiu a região.

Durante toda a noite, equipes da Fundação de Ação Social (FAS) percorreram as ruas da cidade, em busca de desabrigados, para oferecer atendimento. Foram 270 abordagens sociais, 141 delas feitas com base em solicitações que chegaram à Central 156 e as demais em roteiros de busca ativa.

Como já estava previsto, o trabalho foi intensificado das 18h à 1h com objetivo de acolher as pessoas antes da madrugada, quando normalmente as temperaturas são mais baixas.

A medida faz parte da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe, desenvolvida todos os anos entre os dias 15 de maio e 15 de setembro, período em que o frio é mais intenso em Curitiba.

Acolhimento

A diretora de Atenção à População em Situação de Rua, Grace Kelly Puchetti, explica que durante as abordagens, 137 pessoas aceitaram acolhimento, mas, apesar do frio, outras 173 recusaram seguir com as equipes para os abrigos, onde encontram local para tomar banho, trocar de roupa, se alimentar e dormir protegidos.

“Para as pessoas que decidem ficar nas ruas e estão pouco agasalhadas, os educadores sociais entregam cobertores. Foram 74 durante toda a noite. Nosso objetivo é proteger quem está desabrigado e evitar o risco de hipotermia”, explica a diretora.

Em função do estado de saúde, a FAS precisou acionar o Samu para atendimento a uma pessoa. As equipes fizeram também o retorno de um homem que já é acolhido pelo município, mas estava na rua.

Durante a ação, as equipes fizeram o cadastro de duas novas pessoas que chegaram à cidade e ainda não tinham sido atendidas nas unidades do município.

Ação intensificada continua

Com a previsão da continuidade do frio, a FAS manterá ações intensificadas até segunda-feira (22/8).

A Prefeitura pede a ajuda da população para proteger as pessoas em situação de rua. A orientação é para que entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156, sempre que avistarem alguém nessa condição.

A FAS conta atualmente com 1.452 vagas de acolhimento em 28 unidades, próprias e parceiras. O número pode ser ampliado, de acordo com a demanda.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais