CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Guardas municipais passam por treinamento para manusear carabina ponto 40

Guardas municipais passam por treinamento para manusear carabina ponto 40

Vinte armas foram repassadas pelo Depen à Guarda Municipal que passou pela capacitação feita por policiais federais penais...

Publicado em

Por CGN

Publicidade

Durante três dias, guardas municipais de Cascavel participaram de um  curso de capacitação para o manejo de carabina Taurus/Famae CT40, calibre  ponto 40. O curso foi ministrado por policiais penais federais, professores de armamento e tiro especializados e é fruto de um termo de cooperação entre o Ministério da Justiça e a Prefeitura de Cascavel, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

 “A diretora-geral do Depen assinou um convênio com o Município, no final de 2021, e há algum tempo tem sido feitas, inclusive, a  doação de armamentos além das capacitações. Recentemente, foram repassadas carabinas  ponto 40 à GM pelo Depen, via Sistema  Penitenciário Federal”, explicou o instrutor e policial federal penal, Samuel Felipe Maia.

 Foram 20 horas de treinamentos intensivos. Agora, os guardas municipais estão habilitados a usar o armamento. “É interessante que a GM detenha uma arma longa para auxiliar nas operações, aumentando significativamente a sensação de segurança por parte da população, por ter um armamento de qualidade e um operador bem qualificado e capacitado para atuar na cidade”, explicou Maia.

Para o guarda municipal  Walter Pagliosa, apesar de o foco da corporação ser a segurança comunitária, é importante estar preparado. “Este é um armamento mais específico, que já vem com munição ponto 40 que a Guarda Municipal vem adotando agora para o combate a criminalidade em Cascavel. A GM trabalha como uma guarda cidadã, mas precisamos estar preparados. O prefeito Paranhos declarou guerra contra a criminalidade e, nós também estamos  nos aperfeiçoando para conseguir alcançar esse objetivo que é do próprio Paço Municipal”.

 Diego Belém Rodrigues de Holanda, policial penal federal e servidor de apoio logístico do Núcleo de Ensino e Operações da Penitenciária Federal de Catanduvas destacou a importância do curso, que  é obrigatório. “Como é um armamento, novo doado pelo Departamento Penitenciário Nacional, por intermédio do Sistema Penitenciário Federal e seguindo os trâmites da portaria interministerial 4226, todo armamento novo tem que ter habilitação. Estamos colocando em prática esta parceria  entre  a Penitenciária Federal de Catanduvas e a Prefeitura de Cascavel em cooperação e harmonia entre as forças de segurança”.

Armas doadas

Foram doadas pelo Ministério da Justiça, através do Departamento Penitenciário Nacional, 20 carabinas Taurus, calibre ponto 40. De acordo com o instrutor cada equipamento custa em torno de R$ 14 mil.

 ”Já o treinamento feito através de parceria e a custo zero para o Município custa em torno de R$ 40 mil. Nosso objetivo com esta cooperação é ajudar essa força co-irmã, com a capacitação de seus membros, e manter a interação das forças de segurança pública sempre atuando em conjunto e parcerias para manter próximos os órgãos de segurança pública do Estado”, concluiu.

 “Este curso é de suma importância  para nós, tendo em vista que a gente precisa de mais conhecimento e quanto mais conhecimento a gente tem, melhor para a população”, observou a guarda municipal Clemair Sturzbecher.

Fotos: Silvia Soluszynski

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais