CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

15 programas gratuitos para fazer em São Paulo

São os casos do Masp, que tem entrada gratuita às terças-feiras, ou da Pinacoteca, que recebe o público gratuitamente aos sábados. Há ainda equipamentos culturais que...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

São Paulo é, por vocação, uma cidade voltada para as atividades culturais. Nem todas acessíveis a todos os moradores ou visitantes em função dos preços de ingressos. Entretanto, é possível aproveitar diversos programas gratuitos, visitar exposições e, muitas vezes, participar das mesmas atividades oferecidas com cobrança de ingresso.

São os casos do Masp, que tem entrada gratuita às terças-feiras, ou da Pinacoteca, que recebe o público gratuitamente aos sábados. Há ainda equipamentos culturais que são totalmente abertos ao público, com extensa programação, como o Centro Cultural São Paulo, o Itaú Cultural e o Centro Cultural Banco do Brasil.

Algumas vezes, será preciso ter paciência para enfrentar filas – mesmo que virtuais. Por isso, se planejar é essencial para visitar o local desejado no seu dia livre: consulte regularmente os sites das instituições.

O Estadão separou 15 programas gratuitos. Entre inúmeras opções, um dos critérios utilizados na seleção foi a programação oferecida até o fim do ano. Faça seu roteiro e aproveite a cidade sem pagar nada.

BIBLIOTECA DE SÃO PAULO.

Instalada dentro do Parque da Juventude, onde antes funcionava a Casa de Detenção, o espaço é um exemplo de como um local pode ser ressignificado. Com um vasto acervo – são mais de 42 mil itens -, que inclui livros em braile e jogos, a biblioteca tem sempre uma programação extra, que ocorre na sala de leitura. Inclui contação de histórias, debates literários e oficinas culturais e de tecnologia. A visita ao parque também vale a pena, com quadras poliesportivas, trilhas, pista de skate, muralhas e ruínas do antigo presídio.

Dica: confira sempre a agenda cultural no site da Biblioteca para se programar para oficinas e atividades; alguns necessitam de inscrição prévia.

Biblioteca de São Paulo: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana. 3ª a dom., 9h30/18h30. Parque da Juventude: Av. Zaki Narchi, 1.309. 2ª a dom., 6/19h.

CASA DE CULTURA DO PARQUE.

Localizada em frente ao Parque Villa Lobos, a casa, de arquitetura e paisagismo contemporâneos, tem 1.500 metros quadrados que abrigam exposições, espaços educativos e áreas de convivência – além do proveitoso passeio nos jardins.

No dia 27 de agosto, a Casa recebe duas atrações culturais. Uma delas, às 15h, é a oficina Pássaros de Bolso, comandada pelo pintor Rodrigo Bivar, na qual, após observação no jardim do espaço, os participantes serão convidados a desenhar as aves. A outra, às 16h, é a apresentação do Quinteto Gabriela Capassi, dentro do projeto Música na Casa, em parceria com a Emesp Tom Jobim.
Dica: aos sábados, até outubro, ocorrem encontros literários que debatem livros que estão na lista para os vestibulares.

Av. Professor Fonseca Rodrigues, 1.300, Alto de Pinheiros. 4ª a dom., 11h/17h.

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL

O prédio no centro histórico abriga diversas atividades culturais voltadas a todas as idades. Até 26 de setembro, a mostra Movimento Armorial – 50 Anos reúne manifestações da iniciativa nascida no Recife, em 1970, liderada pelo escritor Ariano Suassuna, que tinha como objetivo principal valorizar a cultura de raiz popular. São 140 obras.

Dica: aos sábados, às 11h, um grupo de artistas recepciona os visitantes e os transporta até o início do século passado, ao contar a história do edifício e da fundação do banco.

R. Álvares Penteado, 112, Centro Histórico. 4ª a 2ª, 9h/20h.

CENTRO CULTURAL FIESP

Bem pertinho da estação Trianon-Masp de metrô, o espaço apresenta exposições e ampla programação em seu teatro. Até o fim do mês é possível visitar o File – Festival Internacional de Música Eletrônica, com trabalhos de artistas brasileiros e de outras 35 nacionalidades que mostram obras de realidade aumentada e instalações que levam LED e néon. No teatro, a peça inédita Mary Stuart traz a versão contemporânea dos bastidores da rivalidade histórica entre a rainha da Escócia Mary Stuart e a rainha da Inglaterra Elizabeth I, com as atrizes Virginia Cavendish e Ana Cecília Costa como protagonistas.
Dica: apesar de gratuito, é preciso reservar com antecedência o ingresso para o espetáculo Mary Stuart (5.ª, 6.ª e sáb., 20h; dom., 19h. Até 27/11).

Av. Paulista, 1.313, Bela Vista. 4ª a dom., 10h/20h.

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

Em seu aniversário de 40 anos, o CCSP tem em sua vocação a pluralidade de linguagens artísticas. Entre visitantes que ocupam as mesas para estudar ou jogar xadrez, há grupos de dança urbana ou de concursos de rap. Nos fins de semana, as salas de espetáculo abrigam apresentações de música, teatro e cinema. É indispensável também a visita ao canteiro que fica na parte superior do prédio – um oásis em meio à selva de pedra da cidade.
Dica: algumas atividades e workshops precisam de inscrição prévia pelo site do CCSP.

R. Vergueiro, 1.000, Liberdade. 2ª a dom., 10h/22h (biblioteca e espaços expositivos fecham 2ª).

ITAÚ CULTURAL

Com ampla programação cultural, o espaço recebe shows, peças, palestras e ciclo de debates durante o ano todo. Em seu andar térreo, sempre há uma Ocupação dedicada a um grande nome da cultura brasileira. No momento, a homenageada é a atriz Tônia Carrero, que completaria 100 anos neste 2022. Além de fotos e objetos pessoais da artista, a mostra tem como objetivo mostrar o ser político que Tônia assumiu, como sua luta pela equidade de gênero e por defender diversos tipos de performances dentro do teatro brasileiro.
Dica: o espaço Olavo Setúbal, que ocupa dois andares do prédio, reúne duas coleções de arte, com mais de 1.200 itens, entre mapas, revistas, coleção de botânica e moedas. Vale a visita.

Av. Paulista, 149, Bela Vista. 3ª a sáb., 11h/20h. Dom. e feriados, 11h/19h.

IMS

O centro cultural do Instituto Moreira Salles tem entrada gratuita e sempre apresenta exposições relevantes. A da vez é a do fotógrafo carioca Walter Firmo, No Verbo do Silêncio, a Síntese do Grito, que ocupa o oitavo andar até 9 de outubro.

Dica: Além das exposições, o IMS também tem um pequeno mirante onde é possível observar o final da Avenida Paulista e seu entroncamento com a Rua da Consolação.

Av. Paulista, 2.424, Consolação. 3ª a dom., 10h/20h.

PARQUE AUGUSTA

O parque é um dos mais novos da cidade e está instalado em uma área de 23 mil metros quadrados com muito verde e um extenso gramado onde os visitantes costumam se sentar para bater papo, fazer piquenique e tomar sol. Outro local bastante disputado é o cachorródromo, que costuma lotar nos fins de semana.
Dica: o bosque abriga espécies de árvores nativas, como a pitangueira e a palmeira-jerivá.

Rua Augusta, 344, Consolação. 2ª a dom., 5h/21h.

MASP. O Museu de Arte de São Paulo, que guarda mais de 11 mil obras de arte em seu acervo, tem entrada gratuita toda terça-feira e na primeira quarta-feira do mês – e sempre para crianças com menos de 10 anos e pessoas com necessidades especiais. Atualmente, duas exposições temporárias estão em cartaz: Dalton Paula – Retratos Brasileiros, com representações em torno da história e vivências afro-brasileiras apresentadas em retratos pintados pelo artista brasiliense, e Joseca Yanomami: Nossa Terra-Floresta, na qual o artista mostra, por meio de desenhos, personagens, paisagens e costumes de sua etnia. Reserve no masp.org.br, mesmo para o dia de gratuidade.

Dica: a exposição de longa duração Acervo em Transformação exibe obras de artistas como Tarsila do Amaral, Candido Portinari e Renoir nos cavaletes de cristal, uma criação de Lina Bo Bardi, autora também do projeto do edifício. Fique de olho na programação do Auditório Masp, que neste mês recebe a Semana Paulista de Dança, com entrada gratuita.

Av. Paulista, 1.578, Bela Vista. 3ª, 10h/20h. 4ª a dom., 10h/18h (ingressos R$ 50 inteira).

MIRANTE DO SESC

Localizado no 17º andar do Sesc Avenida Paulista, o mirante virou ponto turístico. Pudera. Dele, é possível observar a rotina do vaivém de carros e pedestres, além de contemplar outros pontos conhecidos de São Paulo. A visita, que é acessível para pessoas com necessidades especiais, dura 30 minutos e precisa ser agendada: bit.ly/mirantedosescsite.

Dica: os ingressos têm se esgotado rapidamente. No entanto, é possível encontrar ingressos remanescentes para o mesmo dia da visita, que voltam ao site por desistências. Visita de crianças também precisa ser agendada.

Av. Paulista, 119. 3ª a dom., 10h/21h.

MUSEU DO FUTEBOL

Em ano de Copa do Mundo, conhecer a história do futebol se torna ainda mais prazeroso. Além da exposição permanente, com um percurso que passa por 15 salas e conta a história do esporte no Brasil, há a temporária 22 em Campo, com 22 módulos ilustrados por fotografias e vídeos que ligam a Semana de Arte Moderna com os dias atuais. Há, por exemplo, a comparação da bola utilizada em 1922 e a que vai estar em campo na Copa do Qatar, em novembro próximo. A gratuidade ocorre sempre às terças-feiras. Aos sábados e domingos, o museu promove visitas guiadas de 1h30 de duração.

Dica: na primeira terça-feira do mês, o museu funciona até as 20h. As filas costumam ser menores no fim da tarde e no começo da noite. Reserve um tempo extra no final para brincar com o futebol virtual e descobrir a velocidade do seu chute a gol.

Pça. Charles Miller, s/nº, Pacaembu. 3ª a dom., 9h/17h. R$ 20 (inteira).

PARQUE DO IBIRAPUERA

Um clássico da cidade, o parque, além de sua área verde, bosques e lago que convidam a um passeio – ou à prática de exercícios -, tem uma extensa agenda cultural. Aos domingos, o Museu de Arte Moderna (MAM), que fica dentro do parque, tem entrada gratuita. Até 15 de janeiro de 2023 estará em cartaz a mostra 37º Panorama da Arte Brasileira – Sob as Cinzas, Brasa, com obras de diversos artistas que quebram paradigmas do período colonial brasileiro tendo a brasa como símbolo de resistência de povos marginalizados. Já no Museu Afro Brasil a gratuidade é às quartas. O local abriga 8 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e outros objetos produzidos a partir do século 18.

Dica: de segunda a sexta, é possível visitar o Viveiro Manequinho Lopes. Bicicletas e animais não são permitidos.

Parque do Ibirapuera: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Mariana. 2ª a dom., 5h/0h. MAM: 3ª a dom., 10h/17h. R$ 25 (gratuito aos domingos). Museu Afro Brasil: 3ª a dom. 10h/17h; entrada R$ 10 (4ª, gratuito).

PLANETA INSETO

Administrado pelo Museu do Instituto Biológico, o espaço, que funciona em um casarão dos anos 1940, abriga sete diferentes salas nas quais os visitantes podem conhecer mais sobre o mundo dos insetos. Por meio de painéis informativos, é possível acompanhar a evolução desses animais para aprender sobre a importância deles para a fauna e flora – há, por exemplo, colônias de insetos sociais, como as formigas, abelhas e cupins. Os monitores também promovem a interação dos participantes com os animais, como o curioso bicho-pau. Além da entrada, o estacionamento também é gratuito.

Dica: ao chegar, fique ligado na programação da corrida de baratas, que ocorre várias vezes ao longo do dia.

Museu do Instituto Biológico – Planeta Inseto. Av. Dr. Dante Pazzanese, 64, Vila Mariana. 3ª a dom., 9h/16h. Estacionamento gratuito.

PLANETÁRIO DO CARMO

O espaço destinado à simulação do céu funciona em um prédio de 1.750 m², com teto em forma de cúpula de 20 metros de diâmetro e poltronas em posição unidirecional. No próximo dia 28 de agosto, às 18h, haverá a sessão temática A Escuridão da Noite, que vai mostrar aos visitantes o céu da cidade como ele realmente é – sem as luzes e poluição que atrapalham a contemplação noturna. Até o dia 30 de outubro, a exposição Elipse, Eclipse, Apocalipse, da artista visual Márcia Ribeiro, ocupa o local com obras sensoriais e artísticas que abordam as interações com o macro e o microcosmos do universo.

Dica: O planetário fica dentro do Parque do Carmo. Aproveite para passear pelos jardins, repletos de cerejeiras.

R. John Speers, 137, Itaquera. 2ª a dom., 8h/17h.

PINACOTECA

Localizada em um ponto histórico, em frente à Estação da Luz, a Pinacoteca tem entrada gratuita aos sábados e conta com cinco exposições em cartaz. Uma delas, que vai até 31 de dezembro, como parte do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, destaca 134 obras de autoria de artistas ligados ao movimento, entre elas, a pintura Amigos, de Di Cavalcanti. Reserve o ingresso mesmo para o dia da gratuidade: bit.ly/pinareserva.

Dica: visite o Jardim da Luz, ao lado. Criado em 1825, conta com esculturas e jardins.

Pça. da Luz, 2, Luz. 4ª a 2ª, 10h/17h.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais