CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Cascavel pode amanhecer com geada nesta sexta-feira; massa polar pode fazer nevar no Sul
Foto: Joel Bordignon

Cascavel pode amanhecer com geada nesta sexta-feira; massa polar pode fazer nevar no Sul

A passagem de uma frente fria e a circulação de ventos reforçam as instabilidades no Sul do Brasil nesta terça-feira, portanto o risco de temporais ainda...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade
Imagem referente a Cascavel pode amanhecer com geada nesta sexta-feira; massa polar pode fazer nevar no Sul
Foto: Joel Bordignon

A semana começou com temporais na Região Sul. Segundo o Climatempo, a umidade persiste pelo menos até a quinta-feira (18) na Região, mas com as instabilidades perdendo força, o ar frio de origem polar volta a atuar. A semana vai terminar com frio intenso, geada e até neve no Sul.

A passagem de uma frente fria e a circulação de ventos reforçam as instabilidades no Sul do Brasil nesta terça-feira, portanto o risco de temporais ainda persiste em Santa Catarina e no Paraná. Enquanto no Rio Grande do Sul, a chuva já perde força.

Na quarta-feira (17), a chuva forte persiste em Santa Catarina e no Paraná, com risco de temporais. O sol consegue aparecer mais ao longo do dia no estado gaúcho, mas a nebulosidade aumenta e já volta chover a partir da tarde em todas as áreas, com a aproximação de uma nova frente fria. 

A frente fria já se afasta na quinta-feira, mas com a umidade que ainda persiste na Região, e a entrada dos ventos frios de uma intensa massa de ar polar, a tendência é de uma queda bem acentuada de temperatura, que pode provocar neve ou algum outro tipo de precipitação invernal nas serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A chance existe entre a noite de quinta e a madrugada da sexta-feira (19). 

A chuva continua concentrada no leste e litoral do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina e na maior parte do Paraná. Será um dia de céu mais encoberto e com chuva em vários momentos nestas regiões. Por outro lado, no oeste gaúcho já não chove no decorrer do dia.

Cascavel

Em Cascavel a quinta-feira (18) fica com temperaturas entre 8°C e 16°C. E o dia terá algumas pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens no período da tarde. 

Na sexta-feira o frio chega chegando e as temperaturas ficam entre 2°C e 11°C. Apesar disso, a previsão é de tempo ensolarado com geada ao amanhecer e a noite será de céu limpo. 

No sábado (20) o dia começa ensolarado, com geada ao amanhecer e com aumento de nuvens à noite e as temperaturas ficam entre 2°C e 15°C. 

O domingo será de sol com algumas nuvens e não há previsão de chuva. A mínima esperada é de 5°C e a máxima não deve passar dos 19°C.

Risco de geada

A chuva perde intensidade na sexta-feira (19), mas o frio persiste. Na retaguarda da frente fria, a entrada do ar polar volta a derrubar as temperaturas no centro-sul do Brasil. O risco de geada aumenta em toda a Região Sul do Brasil, com exceção das áreas litorâneas. Até Porto Alegre pode registrar geada no começo do dia. O fenômeno pode ser registrado também no sábado (20), de forma ampla, nos três estados, com exceção apenas para as áreas litorâneas e as capitais.

Ventos fortes e mar agitado

Os ventos aumentam na Região, devido à passagem da frente fria pelo oceano e a intensificação da circulação dos ventos. O interior do Paraná e de Santa Catarina, áreas do norte, centro, sul e oeste do Rio Grande do Sul, podem ter rajadas de 40 a 60 km/h na terça-feira. A partir de quinta, as rajadas aumentam e podem chegar até 90 km/h na região do Vale do Itajaí, no litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (19), os ventos perdem intensidade, mas ainda podem ocorrer rajadas moderadas de 40 a 60 km/h na Região. 

O mar também fica agitado no litoral da Região Sul, as ondas ficam entre 3,0 e 3,5m no litoral norte do Rio Grande do Sul e litoral de Santa Catarina, entre 2,5 e 3,0 nas demais áreas do litoral gaúcho, e entre 2,0 e 2,5m no litoral do Paraná.

Com informações do Climatempo.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais