CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Exportações de alimentos da Ucrânia retomam após acordo com Rússia e Turquia

Hoje, a iniciativa de grãos ultrapassou um marco importante quando o primeiro navio de entrada a chegar à Ucrânia sob o acordo partiu com segurança de...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O acordo internacional entre a Organização das Nações Unidas (ONU), Ucrânia, Turquia e Rússia para restaurar as exportações de grãos ucranianos pelo Mar Negro está mostrando progressos iniciais, com 18 navios entrando e saindo dos portos de Odessa, quase seis meses após a invasão da Rússia ter impedido a circulação de uma parte dos produtos agrícolas do mundo.

Hoje, a iniciativa de grãos ultrapassou um marco importante quando o primeiro navio de entrada a chegar à Ucrânia sob o acordo partiu com segurança de Odessa depois de carregar 12 mil toneladas de milho com destino à Turquia. Antes da partida do navio, todos os outros navios que saíam de Odessa eram navios que ficaram presos na Ucrânia quando a Rússia atacou em fevereiro.

A partida dos navios provou que o acordo pode funcionar e deu esperança para mais exportações de alimentos da Ucrânia, que fornecia cerca de 10% do trigo do mundo antes da guerra. A incapacidade do país de vender seus grãos prejudicou sua economia em tempos de guerra e aumentou os temores de uma crise alimentar global nos países pobres.

Mas o futuro do acordo permanece incerto. Mísseis russos atingiram o porto de Odessa horas depois que as autoridades assinaram o acordo no final de julho, destacando o risco de que a guerra ainda pudesse interromper os carregamentos vitais de grãos.

“É agora um plano viável”, segundo Anna Nagurney, co-presidente do conselho de administração da Kyiv School of Economics e chefe de departamento da Isenberg School of Management da Universidade de Massachusetts Amherst. “O impulso começou. Tem que continuar e o ritmo tem que aumentar”, completou.

Navios que transportam cerca de 438.331 toneladas métricas de milho, trigo, soja, óleo de girassol e outros produtos deixaram a Ucrânia desde a assinatura do acordo, segundo a ONU.

Os 18 navios que navegaram sob a iniciativa este mês não estão nem perto da meta de cerca de 100 navios por mês estabelecida pelo governo ucraniano. Autoridades da ONU dizem que o objetivo é que a Ucrânia retome seu nível de exportações anterior à guerra, de cinco milhões de toneladas de grãos por mês. Autoridades dizem que ainda estão acelerando os embarques para restaurar um nível similar. Fonte: Dow Jones Newswires

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN