CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Curitiba – Prefeitura de Fortaleza conhece as boas práticas de Curitiba em gestão tributária

Curitiba – Prefeitura de Fortaleza conhece as boas práticas de Curitiba em gestão tributária

Em reunião com o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz, e equipe, ele conheceu as metodologias de fiscalização adotadas em Curitiba, em especial as......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Curitiba – Prefeitura de Fortaleza conhece as boas práticas de Curitiba em gestão tributária

Curitiba é referência em gestão tributária e a experiência do município tem servido de exemplo para outras prefeituras. Desta vez, Fortaleza (CE) enviou para a capital paranaense o auditor do município José Rogério Xavier Lemos para uma visita técnica de dois dias para conhecer as boas práticas de fiscalização adotadas no âmbito dos impostos municipais, em especial do Imposto Sobre Serviços (ISS).

Em reunião com o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz, e equipe, ele conheceu as metodologias de fiscalização adotadas em Curitiba, em especial as diversas operações estratégicas pautadas em otimização, excelência, efetividade e combate à sonegação fiscal.

Em julho, Curitiba foi eleita a cidade com melhor qualidade de vida e situação fiscal no País, de acordo com o ranking As Melhores Cidades do Brasil 2022, elaborado pela revista IstoÉ em parceria com a consultoria Austin Rating.

“Curitiba é reconhecida por sua gestão tributária eficiente e moderna”, disse Xavier, ao citar o Índice Firjan de Gestão Fiscal  (IFGF) 2021, elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que faz um levantamento da situação fiscal de cerca de 5,2 mil municípios brasileiros.

Curitiba é a terceira capital com a melhor gestão fiscal do País, segundo o IFGF, atrás apenas de Goiânia e São Paulo. O índice, que estabelece uma pontuação de 0 a 1, considera quatro indicadores de performance: autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos. Quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal. Curitiba obteve uma pontuação de 0,8176.

Segundo Xavier, entre os destaques da gestão curitibana estão os métodos de cruzamento de informações e técnicas de inteligência fiscal e mineração de dados (metodologia para descobrir padrões e tendências), sobretudo no âmbito dos contribuintes enquadrados no Simples Nacional, assim como operações voltadas para serviços específicos, como eventos, instituições financeiras e construção civil.

O secretário de Finanças de Curitiba destaca que a gestão eficiente também tem impulsionado a aceleração econômica do município, com menos burocracia e mais investimentos.

Além do secretário, também participaram das reuniões o superintendente fiscal Mario Nakatani Jr., o diretor do departamento de Rendas Mobiliárias, Adriano de Andrade Manzeppe, o coordenador do Nota Curitibana, Eduardo Makowski, e a chefe de divisão de fiscalização de ISS, Clarissa Mendes

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais