CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Ativistas fazem caminhada pela democracia no centro do Rio

O ato foi convocado por entidades estudantis em diversas capitais do País. As manifestações em defesa do estado democrático de direito começaram pela manhã com a...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Manifestantes se reuniram na tarde desta quinta-feira, 11, na Candelária, no centro do Rio, em protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e em defesa da democracia e do processo eleitoral. Com bandeiras e entoando palavras de ordem, estudantes, sindicalistas e representantes de organizações da sociedade civil criticaram os ataques do presidente às instituições e pediram “fora Bolsonaro”.

O ato foi convocado por entidades estudantis em diversas capitais do País. As manifestações em defesa do estado democrático de direito começaram pela manhã com a leitura da carta pela democracia na Faculdade de Direito da USP e em diferentes universidades pelo País.

As manifestações no Dia Nacional do Estudante ocorrem ainda em outras 21 capitais, entre elas Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo. O ato, foi convocado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), a União da Juventude Socialista (UJS), sindicatos, grêmios estudantis e partidos de esquerda.

Os manifestantes também protestam contra cortes no orçamento de instituições de ensino, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF).

Gritando palavras de ordem, os manifestantes saíram em caminhada pelas ruas do centro em direção à Cinelândia.

A estudante de psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Carolina Marques disse que o ato é uma sinalização de que a sociedade não suporta retrocessos na democracia.

“Estamos discutindo a defesa da democracia em pleno 2022”, declarou. “A prioridade deveria ser o debate da educação, da saúde e do combate à fome”.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais