CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a ‘Programa Portas Abertas’ capacitou 518 pessoas em Apucarana
Ao longo do primeiro semestre, o Programa Portas Abertas, da Prefeitura de Apucarana, levou capacitação profissional a 518 pessoas

‘Programa Portas Abertas’ capacitou 518 pessoas em Apucarana

Gerenciadapela Secretaria da Indústria, Comércio e Emprego, a política pública municipaloportuniza acesso gratuito a cursos com grande demanda de mão-de-obra nomercado de trabalho. A aquisição dos......

Publicado em

Por CGN 1

Publicidade
Imagem referente a ‘Programa Portas Abertas’ capacitou 518 pessoas em Apucarana
Ao longo do primeiro semestre, o Programa Portas Abertas, da Prefeitura de Apucarana, levou capacitação profissional a 518 pessoas

Aolongo do primeiro semestre, o Programa Portas Abertas, da Prefeitura de Apucarana, levou capacitação profissional a 518 pessoas. Conforme o Centro Municipalde Qualificação Total, de janeiro a julho foram concluídos nove cursos junto aoServiço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), totalizando 282profissionalizações, e 13 cursos pelo Serviço Nacional de AprendizagemIndustrial (Senai), com 236 pessoas capacitadas.

Gerenciadapela Secretaria da Indústria, Comércio e Emprego, a política pública municipaloportuniza acesso gratuito a cursos com grande demanda de mão-de-obra nomercado de trabalho. A aquisição dos cursos, pontua o prefeito Júnior da Femac,é definida sempre após consulta direta sobre as necessidades e prioridades dosetor produtivo.

“A capacitação profissional é um dos diferenciais que maispesa na hora da contratação. Ouvindo empresários e sindicatos, descobrimos quemuitas das vagas de emprego não eram preenchidas pela falta de profissionaiscapacitados. Por isso não medimos esforços para oportunizar ao cidadão meiospara ingressar no concorrido mercado de trabalho, através do programa PortasAbertas”, assinala o prefeito.

Nasua terceira capacitação, Aparecido Donizete Diniz, conta que já está de olhono próximo curso pelo programa. Morador do Jardim Figueira, ele já sequalificou na instalação e manutenção de portões eletrônicos e também nainstalação e manutenção de painéis solares. “Agora finalizo o curso derevestimento cerâmico e, na sequência, já vou me inscrever para o curso depintura. São oportunidades excelentes, aprendizado de primeira classe. Osprofessores são ótimos e o atendimento o melhor possível do início ao fim”,recomenda Diniz.

Odiretor do Centro de Qualificação Total, Miguel Luís Vilas Boas, cita comoexemplo de cursos que atendem a pedido específico do setor produtivo acontratação das capacitações para supervisorde entrada em espaços confinados (NR33), para trabalhadores autorizados evigias em espaços confinados, e para supervisor de segurança no trabalho emaltura (NR35).

“Essas são áreas cujo mercado de trabalho estava com grandecarência de profissionais em nossa cidade. Uma demanda que nos foi apresentadapelo sindicato que representa o setor e prontamente atendida pelo prefeitoJúnior da Femac”, ilustrou Vilas Boas, frisando que as profissionalizaçõesforam adquiridas pela prefeitura junto ao Senai.

Representante de outro setor comcursos profissionalizantes disponibilizados pelo Programa Portas Abertas, apresidente do Sindicato dasIndústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), Elizabete Ardigo,avaliza a iniciativa municipal. “Este diálogo com opoder público tem sido importante para o nosso setor.

O prefeito Júnior daFemac tem sempre nos atendido e, em conjunto, buscamos caminhos para superar esseapagão de mão de obra, que não atinge só em Apucarana, mas está presente em todoo país”, diz Bete.

Nestesegundo semestre, explica o secretário da Indústria, Comércio e Emprego, EdisonPeres Estrope, serão desenvolvidos pelo menos mais 13 cursos gratuitos peloSenai. “Em Apucarana temos um gestor que olha para o futuro, um prefeito queouve atentamente o setor produtivo e que se preocupa com a qualificação dotrabalhador”, avalia o secretário.

De acordo comele, interessados em informações sobre os cursos com inscrições abertas devem serobtidas diretamente no Centro de Qualificação Total, que fica à Rua Ouro Verde,300 – Jardim América. O horário de atendimento é das 8 às 17 horas, de segundaa sexta-feira, ou ainda pelos telefones 3426-7241 e 99654-8024(celular/WhatsApp).

Leia a Matéria completa no site TN Online

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais