CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Cineclube Cortina inverte tendência e abre hoje em antigo estacionamento

Quem entra pela escadaria da porta principal se depara com as diversas mesas do bar e restaurante que faz parte do espaço multicultural. O grande diferencial,...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Nas proximidades da Praça da República, um estacionamento passou por oito meses de reforma para dar lugar a um espaço cada vez mais raro de surgir na capital: um cinema de rua. “Esta sala é a materialização de um sonho. Traz acolhimento, celebração e troca entre o cinema e o público. Nós queremos valorizar o setor e trazer de volta ao centro a possibilidade de viver e experienciar o cinema em que acreditamos”, destaca Paulo Vidiz, um dos sócios do Cineclube Cortina (Rua Araújo, 62), ao lado de Marcelo Sarti e Rapha Barreto. O espaço será inaugurado oficialmente nesta terça, 26.

Quem entra pela escadaria da porta principal se depara com as diversas mesas do bar e restaurante que faz parte do espaço multicultural. O grande diferencial, porém, está no subsolo, onde antes ficavam os carros e hoje é um espaço com telão e 80 cadeiras dobráveis para apreciar filmes. Quando se abrirem as cortinas e as cadeiras forem retiradas, o mesmo lugar pode virar um espaço que comporta até 500 pessoas, para shows (às quintas) e festas (às sextas).

Os ingressos de cinema têm um valor sugerido de R$ 30, mas o cliente pode pagar menos, mais, ou até não pagar. Já as festas e os shows têm valor oficial (varia de acordo com o evento), mas contam com “meia solidária”: doando alimentos, paga-se a metade do valor.

Foram visitados mais de 50 imóveis pelos sócios do Cortina, que escolheram aquele por estar na região da República e por ser um estacionamento, buscando reverter a tendência do local onde cinemas foram fechando ao longo dos anos, transformando-se justamente em estacionamentos ou igrejas.

“A sinergia do projeto com o centro, que é palco de grande efervescência cultural, é um dos pilares que nos sustentam e nos traduzem. Queremos estar perto do público antenado, vanguardista e que não desiste da cultura”, salienta Sarti. A programação dos filmes, a cargo de Letícia Santinon, pretende priorizar obras “aclamadas pela crítica especializada e que fogem do circuito tradicional dos cinemas”, levando em conta datas marcantes ou situações contemporâneas que estejam em voga. A seleção será feita quinzenalmente. Também há a intenção de que sejam frequentes os debates com os diretores ou criadores dos filmes, em momentos de troca com o público, fazendo valer o nome de cineclube.

O pontapé inicial será dado com a exibição de Cine Marrocos, de Ricardo Calil, vencedor do festival É Tudo Verdade em 2019, que registra a decadência do local que já foi um marco do auge da Cinelândia paulistana e posteriormente se tornou abrigo para diversas famílias de sem-teto, levantando uma série de debates sociais. Novidades também terão seu espaço, como o inédito A Viagem de Pedro, que traz Cauã Reymond como o ex-imperador do Brasil.

COMIDA

As chefs Daniela França Pinto e Fernanda Camargo, da Casa Farnel, foram chamadas como consultoras da cozinha da casa. A ideia é oferecer um cardápio baseado em três pilares: os imigrantes (pratos com origem no Japão, Oriente Médio ou na Alemanha, por exemplo), tradicionais (como coxinhas de frango) e lembranças (sejam as das chefs, dos clientes ou dos sócios).

O balcão de bebidas, de 25 metros, está sob comando da argentina Chula Barmaid, conhecida pela arte performática na hora de servir as bebidas. “O objetivo do nosso bar é que as pessoas, quando estiverem no balcão, vivam uma cena de filme, mas não necessariamente algo que já exista.”
O Cineclube Cortina vai ser inaugurado oficialmente hoje, mas a sessão de cinema será apenas para convidados. A partir da quarta, 27, com exibição do filme Cine Marrocos a partir das 19h, tanto a telona quanto o bar e restaurante estarão abertos ao público em geral – no sábado, 30, haverá ainda um debate com o diretor Ricardo Calil. No domingo, 31, às 19h, será possível ver A Viagem de Pedro – a diretora Laís Bodanzky participará de debate com os presentes.

As festas e shows contam com organização da pesquisadora Juli Baldi e do produtor cultural Gabriel Rolim. “Apostaremos na diversidade da música nacional, recebendo uma mistura de apresentações inéditas, nomes conhecidos e, principalmente, novos artistas de diferentes narrativas, estilos e regiões do País”, destaca Juli.

Os shows estão marcados para as quintas-feiras de cada semana, às 20h. O primeiro é de um nome consagrado: Arnaldo Antunes, com Vitor Araújo e participação de Celeste Moreau Antunes nesta quinta, 28. No dia 4, o grupo Glue Trip lança o álbum Nada Tropical. Em 11 de agosto, será a vez do festival Sal City, que leva Melly, Afrocidade e Nêssa ao palco. Há ainda Tasha&Tracie, no dia 18, e Walfredo em Busca da Simbiose e O Saudade, em 25 de agosto.

Às sextas-feiras, a partir das 23h, é dia de festa. A primeira, em 29 de julho, conta com a música eletrônica do Gop Tun DJs. Em 5 de agosto, a Farofa da Piranha (início às 22h). No dia 12, Teto Preto. Em 19 de agosto, a festa Caverna e no dia 26, ¡SÚBETE!. A programação completa com preços e atrações detalhadas está disponível em https://www.sympla.com.br/produtor/cineclubecortina.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN