CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Pronto Socorro do Huop atende cerca de 200 pacientes por dia

Pronto Socorro do Huop atende cerca de 200 pacientes por dia

Em 2019, foram contabilizados 73.449 pacientes recebidos......

Publicado em

Por Ricardo Oliveira

Publicidade
Imagem referente a Pronto Socorro do Huop atende cerca de 200 pacientes por dia

Os números são expressivos para toda região atendida pelo Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop). Em 2019, foram contabilizados 73.449 pacientes recebidos no Pronto Socorro, totalizado cerca de 200 atendimentos de urgência e emergência diária. Dentre estes, estão os atendimentos médicos (21.151); cirúrgicos (19.999); obstétricos (14.383) e pediátricos (17.816). “O Huop atende uma região direcionada a mais de 2 milhões de habitantes. São números que representam uma fatia gigantesca do atendimento à nossa população”, ressalta o diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira.

O Pronto Socorro conta atualmente com cinco salas de estabilização, que hoje também são utilizadas para internamento de pacientes, que aguardam leito na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A falta de espaço físico é refletida em superlotação, tendo em vista a demanda de atendimentos. “Enfrentamos dificuldades, principalmente por conta dessas salas de estabilização, que deveriam ficar livres para o atendimento do paciente grave, assim que ele é recebido no hospital. Porém, com os internamentos, estes pacientes graves são atendidos no mesmo espaço”, diz. Mesmo com as dificuldades, segundo Rafael, o Pronto Socorro do Huop tem uma importância significativa para toda região. “Pensa essa região toda sem o Huop, sem o Pronto Socorro. Seria um caos na saúde. Os números de atendimento são bastante expressivos”, enfatiza.

Conclusão e abertura pronto socorro

A abertura e conclusão do Pronto Socorro passam por entraves financeiros. Ainda faltam R$ 474.694,34 para entrega da obra, e então, segundo o diretor geral do Huop, a aquisição de mais equipamentos e ampliação de recursos humanos. “Com o espaço maior a circulação fica mais longa, aumenta número de pacientes que precisam ser atendidos. Então não é só a abertura, mas também precisamos olhar as demais questões para que possamos atender sem dificuldades”, explica Rafael.

A nova estrutura do Pronto Socorro prevê 27 vagas para observação, separada das salas de estabilização. “O ideal é que as salas de estabilização fiquem livres para o atendimento do paciente grave, assim que é recebido no hospital. Então estes espaços, separado das salas, trarão um conforto muito maior para o paciente”, diz.

Além disso, o Pronto Socorro prevê ainda consultórios para várias especialidades. “Hoje o atendimento é realizado em consultórios adaptados. Com o novo espaço poderíamos atender até mesmo a obstetrícia, em casos urgentes que não sejam trabalho de parto. Isso diminuiria a demanda do Centro Obstétrico”, diz. “Com toda certeza, resultaria em um conforto maior ao paciente, e mais segurança aos nossos profissionais, para que possam atender de maneira mais adequada”, finaliza.

Assessoria

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais