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Imagem referente a Projeto Pescar: Unioeste assina convênio de colaboração para formação de jovens de 16 a 19 anos

Projeto Pescar: Unioeste assina convênio de colaboração para formação de jovens de 16 a 19 anos

Jovens terão aulas na universidade e serão encaminhados para empresas parceiras......

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Por Mariana Lioto

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Imagem referente a Projeto Pescar: Unioeste assina convênio de colaboração para formação de jovens de 16 a 19 anos

O diretor do Campus de Cascavel da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), professor Aníbal Diniz Mantovani, assinou na manhã de hoje um convênio de colaboração com o Projeto Pescar por intermédio de concessionárias de Cascavel, especificamente a Honda – Enjin, Toyota e o Grupo Open.

O Projeto Pescar é um programa de formação socioprofissionalizante, desenvolvido pela Fundação Projeto Pescar, em parceria com empresas e organizações, para acesso de jovens de vulnerabilidade social, com idades entre 16 e 19 anos, ao mundo de trabalho. Os jovens recebem conhecimentos profissionais, sociais e de cidadania. Com isso, os alunos podem receber formação integral, com desenvolvimento de competências exigidas para o ingresso no mercado de trabalho. Além disso, os temas são tratados interdisciplinarmente independente do curso escolhido, desta forma, conhecimento teórico e domínio prático pode ser um grande diferencial na conquista do primeiro emprego.

O Pescar está sendo trazido a Cascavel por essas três empresas a fim de beneficiarem a comunidade local. E desta forma, a Unioeste entra no apoio ao espaço físico, já que por pelo menos quatro meses esses jovens terão de fazer aulas teóricas presenciais.

Eliane Verônica Alves Santos, da Enjin, articuladora do Projeto Pescar, comenta que “apesar de concorrentes, nos unimos em função de um só objetivo que é essa causa social. Fazermos a parceria com a Unioeste a princípio era somente para conseguirmos salas de aula, mas agora temos novas possibilidades. Seguimos o intuito do projeto, que é não dar o peixe, e sim ensinar a pescar. Queremos formar esses jovens para que eles possam mudar suas vidas”, conta a articuladora Eliane.

O diretor do Campus de Cascavel, professor Aníbal Diniz Mantovani, diz que para o Campus é algo incrível, por contribuir com a sociedade e prestar seu papel social. “Fechamos essa parceria em salas de aula, mas já estamos vendo outras possibilidades. O que não é de alcance da Universidade, buscamos em outras Instituições para que possamos auxiliar esses jovens”.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Fabiana Veloso, o convênio foi intermediado pela Pró-Reitoria e traz um grande avanço para a Instituição. “Selar essa parceria é cumprir com o nosso papel de Instituição, ajudar na formação desse jovem e possibilitá-lo de um futuro melhor”.

O professor Marcos Moraes, diretor de extensão e cultura, esclarece que a própria Fundação do Projeto Pescar é quem recruta tanto o educador desses jovens, quanto os próprios jovens. “As inscrições são realizadas pelo site, mas quando forem liberadas as vagas, iremos disponibilizar para toda a cidade”, esclareceu.

O projeto

60% da carga horária contempla conteúdos de Desenvolvimento Pessoal e Cidadania, tais como: autoconhecimento, cidadania, família, saúde, sustentabilidade, vivências, relacionamento interpessoal e grupal. Os outros 40% da carga horária se refere ao desenvolvimento de conhecimentos técnicos, que podem estar relacionados à área de atuação da organização parceira.

Estão organizados em: Base Comum Profissional (Temas que perpassam todos os cursos, como empreendedorismo e tecnologias), Base Comum Por Eixo (Temas relacionados ao eixo ao qual o curso está vinculado), Temas Específicos (Exclusivos ao curso), Vivências (Atividades práticas aliadas à teoria).

O Programa Social Pescar dispõe de diversas áreas de iniciação profissional, que contempla 40% da carga horária total. São 15 áreas dispostas em seis eixos tecnológicos: Gestão e Negócios, Manutenção, Produção e Processos, Ambiente e Saúde, Informação e Comunicação e Petróleo e Gás. Cada unidade Projeto Pescar define, em conjunto com a Fundação, qual área será contemplada na iniciação profissional dos jovens.

Até agora, já foram contabilizados aproximados 31.800 jovens formados. E isso é positivo tanto para o jovem que está cursando, tanto quanto para a empresa que realizou este investimento social, pois cumpre a cota do jovem aprendiz, qualifica futuros colaboradores, melhora o clima organizacional estimulando o voluntariado e a colaboração das equipes internas.

Demais informações podem ser adquiridas por meio do site https://www.projetopescar.org.br/ .

Assessoria

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