CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Dengue: se não fizermos nossa parte, Cascavel entrará em epidemia em abril ou março

Dengue: se não fizermos nossa parte, Cascavel entrará em epidemia em abril ou março

Alerta com base nos dados confirmados na última semana foi repassado em coletiva nesta manhã ...

Publicado em

Por Ricardo Oliveira

Publicidade

O número de casos de dengue confirmados em Cascavel subiu 30% em apenas uma semana chegando a 140 casos. Outras 306 esperam resultado de exames.

Segundo o secretário de Saúde, Thiago Stefanello, pelo número de casos confirmados na últimas semanas, se cada pessoa não fizer a sua parte, é bem provável que Cascavel chegue a uma epidemia em abril ou até mesmo em março.

Até agora Cascavel não teve nenhuma morte em decorrência de dengue, no ano anterior foram três mortes. Com a alta dos casos, no entanto, é provável que mortes ocorram. Uma coletiva foi realizada nesta manhã para falar do assunto (veja o vídeo acima).

O receio é que no período do Carnaval as pessoas relaxem nos cuidados e favoreçam a proliferação do mosquito. O pedido é que toda as famílias cuidem dos quintais.

“Só ontem nós tivemos 103 notificações de casos suspeitos. Todos os índices mostram que vamos entrar em epidemia em abril ou até mesmo em março. No Paraná 23 pessoas já vieram a óbito e a próxima pode ser aqui de Cascavel. Pedimos que a população use este feriado de Carnaval para cuidar dos quintais. Precisamos fazer a grande virada. A dengue não é um problema do poder público, é um problema de todos”, destaca o secretário.

Paraná

O estado já tem 76 mil casos notificados e 26 mil casos confirmados. Neste ano epidemiológico (iniciado em meados de 2019) 23 pessoas já morreram no Paraná. Na área da 10ª Regional de Saúde há grande número confirmado de casos em Braganey e Nova Aurora.

Sintomas

Na coletiva a Secretaria de Saúde também falou sobre os sintomas da dengue e sobre o grande aumento de pessoas que tem procurado a UPA. O grande número de pacientes com sintoma de dengue, tem gerado lentidão no atendimento nos últimos dias. Existe um alerta para as pessoas que estão com sintomas da doença: no momento que a febre baixa, depois dos primeiros dias, é preciso redobrar a atenção pois é neste momento que o quadro mais grave pode aparecer.

A entrevista também abordou a disponibilidade de exames. Alguns pacientes estão reclamando da demora no agendamento dos testes, mas o Município explicou que é preciso aguardar alguns dias para que a confirmação ocorra. Se a coleta do exame for feita antes do prazo, o exame pode dar um “falso positivo”. A prefeitura garante, no entanto, que há capacidade de fazer os exames.

Mitos

Mito: não existe roubo de uniformes de agentes de endemias para prática de crime em Cascavel. Os agentes estão sempre identificados com crachá.

Mito: a prefeitura não faz dedetização, a responsabilidade é do apenas a aplicação do fumacê.

Mito: vinagre de álcool e água sanitária não funcionam no combate ao aedes Aegypti. Limão com cravo e citronela também não são eficientes. É preciso eliminar o criadouro.

Mito: O mosquito não se desenvolve só em água limpa e parada. Poucas gotas são suficientes.

Acompanhe a entrevista ao vivo.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais