CGN
Com tecnologia alemã, Sanepar instala reservatórios metálicos de alta resistência em Apucarana
Sanepar instala reservatórios metálicos de alta resistência em ApucaranaFoto: Sanepar

Com tecnologia alemã, Sanepar instala reservatórios metálicos de alta resistência em Apucarana

Apucarana é a primeira cidade da região a receber este modelo construtivo. A tecnologia dá forma para reservatórios de 2 milhões de litros de água, previstos......

Publicado em

Por Agência AEN

Publicidade
Com tecnologia alemã, Sanepar instala reservatórios metálicos de alta resistência em Apucarana
Sanepar instala reservatórios metálicos de alta resistência em ApucaranaFoto: Sanepar

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está instalando dois grandes reservatórios metálicos em Apucarana, no Vale do Ivaí. Trata-se de tecnologia alemã que utiliza camada dupla de chapa de aço unida por uma fita de junção. O material tem chapa inoxidável por dentro e chapa galvanizada por fora e oferece maior resistência e durabilidade em relação aos sistemas convencionais em alvenaria.

Apucarana é a primeira cidade da região a receber este modelo construtivo. A tecnologia dá forma para reservatórios de 2 milhões de litros de água, previstos para serem entregues ainda em 2022. O material faz com que a estrutura tenha elevada resistência à pressão horizontal, garantindo maior estanqueidade, estabilidade e segurança.

O gerente de Projetos e Obras da Sanepar na região, Flávio Yoshida, afirma que o uso de novas tecnologias permite otimizar investimentos e ampliar a eficiência no setor do saneamento. “Ao utilizar este tipo de reservatório, saímos da metodologia convencional, de aço e concreto, obtendo uma obra mais simples e rápida”.

As obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Apucarana, com reservatórios, adutoras e elevatórias, somam R$ 31,7 milhões. Iniciadas em setembro de 2021 e com previsão de conclusão para dezembro deste ano, representam a duplicação da capacidade de reservação instalada.

Além dos reservatórios metálicos nas regiões sudoeste e oeste da cidade, segue em construção na Rua Galdino Gluck Júnior dois reservatórios em concreto armado que, juntos, armazenarão 6 milhões de litros de água. No total, serão 10 milhões de litros a mais no sistema.

Também estão sendo construídas duas estações elevatórias e implantadas 10 mil metros de tubulações. As obras geram 525 empregos diretos e indiretos.

PRODUÇÃO – Ainda em 2022, está prevista licitação de obra de ampliação do sistema, com três novos poços que aumentam a produção em 15%, 10 quilômetros de adutora e mais um reservatório de 500 mil litros.

Fonte: AEN

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais