CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Com proximidade do Carnaval, Cedip intensifica prevenção das infecções sexualmente transmissíveis

Com proximidade do Carnaval, Cedip intensifica prevenção das infecções sexualmente transmissíveis

Por mês o Cedip distribui cerca de 30 mil preservativos na cidade e neste período de carnaval o número dobra devido a grande quantidade de estabelecimentos visitados pelos agentes de saúde......

Publicado em

Por Maycon Corazza

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Com proximidade do Carnaval, Cedip intensifica prevenção das infecções sexualmente transmissíveis

O Carnaval este ano acontece no dia 25 de fevereiro, mas o Cedip( Centro Especializado de Doenças Infecto-Parasitárias) já iniciou os trabalhos de distribuição de preservativos e material informativo sobre a prevenção de ISTs (Infecções  sexualmente transmissíveis) como  o HIV, causador da Aids.

Em Cascavel já foram visitados mais de 50 estabelecimentos com atividades para este feriado de carnaval e disponibilizados preservativos e material informativo aos frequentadores. “Este é um período em que nossa atenção se volta aos foliões, porque algumas pessoas abusam da bebida e de outras drogas e acabam esquecendo de se proteger. A prevenção deve ser pensada sempre, em qualquer situação. E, a melhor barreira para  evitar infecções  sexualmente transmissíveis é usando preservativo”, disse a coordenadora do Cedip, JosanaDranka.

Josana orienta sobre as medidas a serem adotadas caso o preservativo não tenha sido usado. “O ideal é procurar o serviço de saúde, fazer os exames para ver o que ainda dá para prevenir, seja com o parceiro eventual ou parceiro fixo”, diz.

Para evitar o aumento no número de casos de IST/Aids, o Cedip também está usando as redes sociais para divulgar a prevenção, testagem rápida e para os casos com diagnósticos positivos para Aids, é oferecido tratamento gratuito.

Por mês o Cedip distribui cerca de 30 mil preservativos na cidade e neste período de carnaval o número dobra devido a grande quantidade de estabelecimentos visitados pelos agentes de saúde.  “Nós trabalhamos o ano todo com a prevenção de IST/Aids  e mesmo com todo trabalho que fazemos, em 2019 registramos 267 novos casos  de HIV/Aids e desde o início deste ano até agora já são 33 casos. A mensagem que  deixamos é: informe-se, use camisinha, faça o teste de HIV, você e seu parceiro e se não usou preservativo procure o serviço de saúde para uso da PEP(Profilaxia Pós-Exposição). Quando pessoas têm relação sexual sem preservativo e não sabem se o parceiro tem ou não HIV, ela pode fazer uso da PEP que deve ser tomada em no máximo 72 horas pós-exposição. E deve ser ingerida por 28 dias. São cuidados muito importantes porque em Cascavel foram registradas no ano passado 11 mortes por Aids. Em 2018 foram 20 registros, 10 em 2017 e 12 em 2016.Não corra riscos, não tenha preconceito. Use sempre camisinha. Faca o teste e tenha um bom Carnaval”, concluiu Josana.

Endereço Cedip

Para entrar em contato com o Cedip o telefone é (45) 3392-6420 e se você precisar de atendimento em geral, ou outras informações sobre marcação de consultas, agendamento médico ou de exames, emissão de guias ou outras questões, o endereço do Centro Especializado em Doenças Infecto-Parasitárias de Cascavel é rua Cuiabá, 2340, centro.

O atendimento é de segunda à sexta das 07 às 19h. Para teste rápido HIV, Sífilis, hepatite B e C de segunda à quarta das 07 às 12h e na quinta feira das 7 às 17h. O atendimento é gratuito.

Informações também podem ser obtidas pelos links https://www.facebook.com/cedipcascavel/ e ainda www.ais.gov.br.dip

O texto é da assessoria de imprensa.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN